Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carro de nova categoria de acesso da Stock Car passa por shakedown

17 abr 2013 - 14h33
(atualizado às 14h37)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Testado por Felipe Giaffone em Piracicaba (SP), carro foi aprovado</p>
Testado por Felipe Giaffone em Piracicaba (SP), carro foi aprovado
Foto: Vicar / Divulgação

Os carros do Campeonato Brasileiro de Turismo, divisão de acesso da Stock Car que estreia em 2013, estão perto do lançamento. Fabricado pela JL Racing, que também fazem os carros da Stock, o modelo foi para pista na última sexta-feira na cidade de Piracicaba (SP), pilotado por Felipe Giaffone.

Após o shakedown, Giaffone aprovou o protótipo. “O carro realmente é muito bom: desde o começo até o fim dos testes não apresentou nenhum problema sequer. Tenho certeza que os pilotos irão gostar bastante, pois lembra muito um carro da Stock Car. Como categoria escola, será um belo aprendizado para a escalada até a principal”, disse.

<p>Brasileiro de Marcas terá 10 equipes e será disputado a partir de junho</p>
Brasileiro de Marcas terá 10 equipes e será disputado a partir de junho
Foto: Carsten Horst/Hyset/RF1 / Divulgação

O novo carro tem chassi tubular, motor V8 de 350 cavalos, tração traseira e injeção eletrônica, além de suspensões independentes nas quatro rodas, e foi desenvolvido por uma equipe de 50 pessoas (entre projeto e execução do carro). Segundo a fabricante, foram dez meses de trabalho para que o carro ficasse pronto.

“Os estudos e desenhos do carro começaram em agosto do ano passado. Na parte de segurança e estrutura, fizemos diversos ensaios utilizando softwares específicos. Após, partimos para os testes destrutivos de chassi até chegar ao ponto que consideramos ideal”, disse Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing, que vai além.

“Fizemos esse carro pensando muito na segurança, mas não esquecemos da performance. Por serem todos iguais em uma categoria de formação de pilotos para a Stock Car, fizemos a estrutura com tubos com paredes mais grossas do que o normal. Com os superbancos homologados pela FIA e o crash box, esse carro do Brasileiro de Turismo tem o mesmo padrão de segurança da Stock Car e das principais categorias deste tipo no mundo”, completou.

O Brasileiro de Turismo começa a ser disputado em junho, em Brasília, seguindo o calendário da Stock Car. Antes disso, porém, haverá testes coletivos em São Paulo (6 de maio, para equipes paulistas e cariocas) e em Nova Santa Rita (21 de maio, para equipes gaúchas). Ao todo, serão 10 equipes na disputa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade