PUBLICIDADE

Maratonistas do Brasil entram em preparação final para Jogos

Daniel Ferreira do Nascimento e Daniel Chaves da Silva treinam no Quênia; Paulo Roberto de Almeida Paula trabalha com seu irmão em Portugal

2 jul 2021 16h29
| atualizado às 17h56
ver comentários
Publicidade

Os três maratonistas que representarão o Brasil na Olimpíada de Tóquio já estão na fase final de preparação para a competição. Daniel Ferreira do Nascimento e Daniel Chaves da Silva treinam no Quênia, enquanto Paulo Roberto de Almeida Paula se prepara em Portugal, onde mora.

Daniel Nascimento é um dos 3 representantes do Brasil na maratona da Olimpíada
Daniel Nascimento é um dos 3 representantes do Brasil na maratona da Olimpíada
Foto: Reprodução/@cbat

"O Daniel (Nascimento) segue um programa específico de treinamento, aproveitando a altitude de mais de 2.300 m em relação ao nível do mar (em Kaptagat, no Quênia). Ele está treinando bem, rodando bastante e tem feito trabalho de peso", disse o técnico Neto Gonçalves.

Daniel Chaves, também no Quênia, se prepara na cidade de Iten. "Disputar a maratona olímpica será a realização de um grande sonho e treinar em Iten é muito importante. É a grande meca dos fundistas do Quênia. O Paul Tergat, que era daqui, é uma grande referência. Vou ver como eles treinam, participar da preparação deles", afirmou o atleta, se referindo ao consagrador ex-corredor queniano, que já foi detentor do recorde mundial da maratona e conquistou duas medalhas de prata olímpicas nas provas dos 10.000m, nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000.

No dia 26 de julho, Daniel Chaves seguirá para o Japão. No caso de Paulo, a pandemia contribuiu para que o corredor fizesse sua preparação onde mora. Em Perafita, a 6 km da cidade do Porto, o atleta é treinado por seu irmão gêmeo Luís Fernando.

"A intenção era ir para a China, mas tinha quarentena, o que inviabilizaria a preparação. Resolvemos ficar em Portugal. É muito bacana treinar aqui. Eu dito o ritmo dele no treino. Portugal tem muitas corridas e é um dos melhores locais para treinar. E ele é muito valorizado aqui. Estou dando o apoio mental e ficando perto. Ele está bem", comentou Luís.

A prova da maratona, cuja distância é de 42,195km e a ser disputada pelos três atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos, terá largada no dia 7 de agosto, às 19h (de Brasília), já manhã do dia 8 de agosto no horário de Tóquio.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade