PUBLICIDADE

Treinamento

Recupere-se dos treinos de corrida nadando e pedalando

21 set 2012 - 07h22
(atualizado às 07h26)
Compartilhar

Para quem não gosta de ficar um só dia sem treinar, mas também não quer sobrecarregar o corpo e comprometer seu desempenho, uma boa opção é intercalar as sessões diárias de corrida com natação e bicicleta. Segundo Kim Cordeiro, diretor-técnico da BKSports Assessoria Esportiva, de São Paulo, essas são atividades que, na intensidade adequada, podem servir de complemento, contribuindo para a recuperação após os treinos. "O pedal e a natação podem ser utilizados como descanso ativo. São exercícios que ajudam a manter o condicionamento cardiorrespiratório e, diferentemente da corrida, têm baixo impacto, por isso poupam a musculatura e as articulações", salienta.

Para não sobrecarregar o corpo e comprometer seu desempenho, uma boa opção é intercalar as sessões diárias de corrida com natação e bicicleta
Para não sobrecarregar o corpo e comprometer seu desempenho, uma boa opção é intercalar as sessões diárias de corrida com natação e bicicleta
Foto: Shutterstock / Terra

Kim explica que treinar corrida todos os dias pode ser muito agressivo para o corpo, pois se trata de um exercício de alto impacto e a sobrecarga pode aumentar o risco de lesão. Por isso é necessário haver um tempo de regeneração adequado para a musculatura fatigada. Ao diversificar a modalidade, o atleta acaba trabalhando grupos musculares diferentes dos exigidos na corrida. "Como o foco principal é a corrida, o ideal para recuperar a musculatura é fazer um treino de baixa intensidade de uma hora ou uma hora e meia", comenta.

Além de manter o condicionamento, o descanso ativo também contribui para acelerar a recuperação da musculatura. Isso porque ele faz com que o organismo elimine mais rápido as toxinas liberadas durante o exercício, entre as quais o ácido lático, que é associado à fadiga e a dores musculares. ¿Costumamos dizer que a musculatura fica mais limpa e recuperada para nova sessão de treino¿, acrescenta.

Dessa forma, orienta Kim, o ciclismo ou a natação podem ser intercalados com os dias de treino de corrida. "Para quem treina corrida três ou quatro vezes por semana, é interessante intercalar dois dias com pedal ou dois dias com natação − ou dois dias com cada uma das modalidades", sugere Kim, ressaltando que, para obter o efeito regenerativo, é necessário que a intensidade do exercício seja leve. "É um complemento que ajuda na recuperação", conclui.

Roda Livre

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade