PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Athletico: estátua de Sicupira é inaugurada em frente à Arena

Homenagem acontece no dia que o Craque da 8 completaria 80 anos

10 mai 2024 - 15h48
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma cerimônia simples e emocionante marcou mais uma homenagem ao maior jogador da história do Athletico. A estátua de Barcímio Sicupira Junior foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (10). Ela ficou instalada na praça Afonso Botelho, também conhecida como Praça do Athletico. Diante de centenas de torcedores, autoridades, jornalistas e familiares, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, deu o tom de mais um momento de louvação ao legado do Craque da 8.

A estátua foi desenhada pelo escultor Rafael Sartori e levou praticamente dois anos para ser finalizada em bronze. A homenagem é bem parecida com Sicupira, o que emocionou ainda mais quem estava presente na praça do Athletico. O local foi escolhido para que fosse uma espécie de "cartão de visitas" para a Ligga Arena. A inauguração acontece em uma data muito significativa: este dia 10 de maio seria o aniversário de 80 anos de Sicupira.

Barcímio Sicupira teve duas passagens pela Athletico, divididas por um período em que foi emprestado para o Corinthians. Entre 1968 e 1975 o Craque da 8 marcou 154 gols com a camisa do Furacão, o que faz dele o maior artilheiro da história rubro-negra. Sicupira também Jogou no ferroviário, no Botafogo de Ribeirão Preto e no Botafogo, onde atuou com craques como Nilton Santos, Didi e Garrincha.

Do Athletico para o rádio

Após o período no futebol, Sucupira trabalhou no rádio e na televisão. A emissora em que mais trabalhou foi a Banda B, onde estreou em 1999 e trabalhou até seu falecimento. O diretor geral da Banda B, Luiz Carlos Martins, o coordenador de esportes Marcelo Ortiz e o apresentador Osmar Antônio foram os representantes da rádio na inauguração da estátua. "Resumindo, um grande homem. Ele merece. Sicupira, descanse em paz. Você faz viver toda essa nação Atleticana", disse Luiz Carlos Martins, muito emocionado.

Em seu discurso, o prefeito Rafael Greca falou sobre a homenagem ao Craque da 8. "O vice-prefeito e eu estamos honrados em poder estar aqui homenagear o Sicupira. Não mudei o nome da rua Buenos Aires, mas a partir de agora temos o Largo Barcímio Sicupira", disse Greca. "Ele é um personagem ilustre de Curitiba, um esportista que é tratado como um herói, como deve ser. A estátua é algo acessível, como ele queria, e agora as pessoas poderão encostar nele", continuou o vice-prefeito, Eduardo Pimentel.

Os familiares de Sicupira também ressaltaram a importância da homenagem. "Essa homenagem ficará eternizada. Imagina quantas gerações de atleticanos, de paranaenses, de turistas que virão para a cidade e vão ver o meu pai. É uma coisa inexplicável. O meu pai já tem livro, placa no Pacaembu, no museu do futebol, mas isso aqui não tem como descrever. O aniversário dele pós-morte é uma coisa triste, mas estamos muito felizes de estar aqui", disse Barciminho, filho de Sicupira.

"Poder receber essa homenagem, com ele não estando mais aqui, é muito emocionante, porque transcende a pessoa dele. A estátua materializa todo esse amor que a torcida tem, a falta que ele faz como pai, porque ele era uma pessoa incrível, um companheiro, conselheiro. Esse dia não podia ser melhor", descreveu Mariana, filha de Sicupira.

A estátua de Sicupira.
A estátua de Sicupira.
Foto: Cristian Toledo/Banda B / Banda B
Banda B
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade