Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Atlético-MG

Atlético-MG

Favoritar Time

Atlético recebe resposta de treinador europeu para vaga de Sampaoli

Técnico responde convite; Galo ainda avalia mercado com cautela e mantém prioridade por nome estrangeiro

13 fev 2026 - 14h14
(atualizado às 14h14)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Pedro Souza / Atlético / Esporte News Mundo

O treinador português Carlos Carvalhal recusou o convite do Atlético-MG para assumir a vaga deixada por Jorge Sampaoli. A informação foi divulgada inicialmente pelo Globo Esporte.

O clube mineiro ouviu do técnico que ele não pretende assumir um novo projeto neste momento por questões familiares, e que não deve retornar ao mercado antes do meio do ano.

Livre desde que deixou o Braga, de Portugal, o treinador era considerado o primeiro alvo da diretoria atleticana após a demissão de Sampaoli, oficializada depois do empate por 3 a 3 com o Remo, pelo Brasileirão. O clube, por sua vez, evita comentar oficialmente sobre as negociações.

Antes mesmo da contratação de Sampaoli, na temporada passada, Carvalhal já havia sido procurado, mas optou por permanecer no futebol europeu à época.

O técnico Carlos Carvalhal
O técnico Carlos Carvalhal
Foto: Dan Mullan/Getty Images / Esporte News Mundo

Cautela na escolha e foco em estrangeiros

Internamente, o Atlético adota postura cuidadosa no processo de definição do novo técnico, e a diretoria avalia uma série de critérios, como aspectos técnicos, financeiros, perfil comportamental e até faixa etária, para evitar novos desencontros, como os registrados recentemente na condução do elenco e na política de contratações.

A prioridade segue sendo a contratação de um treinador estrangeiro, com o objetivo de reduzir a constante troca de comandos. Desde o título brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, sob o comando de Cuca, o clube não conseguiu repetir um ciclo longo com o mesmo treinador.

Enquanto a decisão não é tomada, o Atlético tenta garantir vaga na semifinal do Campeonato Mineiro no fim de semana, em duelo contra o Itabirito, com Lucas Gonçalves à frente da equipe de forma interina.

Técnico Cuca após a conquista da Copa do Brasil em 2021
Técnico Cuca após a conquista da Copa do Brasil em 2021
Foto: Buda Mendes/Getty Images / Esporte News Mundo

Nome agrada, mas negociação não avança

Paralelamente ao mercado internacional, o nome de Fernando Seabra, atual treinador do Coritiba e com passagem pelo Cruzeiro, também foi colocado à mesa, mas, apesar da avaliação interna positiva, o interesse não avançou para uma proposta formal.

Seabra prioriza o projeto conduzido pela SAF do Coritiba, confia no planejamento esportivo e mantém forte vínculo com a diretoria e o elenco. O treinador participou ativamente da montagem do grupo para 2026 e tem respaldo interno para a sequência do trabalho.

Seabra no Cruzeiro
Seabra no Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro / Esporte News Mundo

Contratado no fim de 2025, após a saída de Mozart, Seabra soma nove partidas no comando do Coxa, com aproveitamento de 62,9%, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Seu contrato é válido por um ano e prevê multa rescisória em torno de R$ 5 milhões em caso de saída antecipada.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade