PUBLICIDADE
Logo do Atlético-MG

Atlético-MG

Favoritar Time

Atlético-MG vira sobre Villa Nova em volta ao estádio Mineirão

21 abr 2013 - 18h04
(atualizado às 18h26)
Compartilhar

Derrotado por 2 a 0 pelo São Paulo na última quarta-feira, pela Copa Libertadores, o Atlético-MG teve diante do Villa Nova, neste domingo, no Mineirão, chance de mostrar que o revés na competição continental foi apenas um acaso. Apoiado pela torcida, o time alvinegro reencontrou o caminho das vitórias e triunfou por 2 a 1, em jogo válido pela 11ª e última rodada da primeira fase.

O volante Max Carrasco abriu o placar para a equipe visitante aos 17 minutos do primeiro tempo. O meio-campista Ronaldinho Gaúcho, aos 31 minutos, apareceu para completar jogada de Luan e igualar o marcador. Já o volante Rosinei, aos 37 minutos da etapa complementar, assegurou a virada e deu números finais ao jogo

Anteriormente já garantido na segunda colocação na tabela de classificação, o Atlético-MG encerra sua participação na primeira fase com 25 pontos, ficando quatro pontos atrás do líder, Cruzeiro. O Villa Nova, por sua vez, encerra a fase na quarta colocação, com 18 pontos, garantido vaga na sequência do torneio.

As primeiras partidas das semifinais serão realizadas no próximo domingo. O Atlético-MG mede forças com o Tombense, enquanto o Cruzeiro enfrenta o Villa Nova. Os rivais da capital terão vantagem de atuar por dois resultados iguais e mandar o segundo jogo. Os duelos decisivos ocorrem em 5 de maio, enquanto as finais estão previstas para 12 e 19 de maio.

O jogo: Em seu primeiro jogo oficial nesta temporada, o Atlético-MG participou da reinauguração do Mineirão ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Cruzeiro, no último dia 3 de fevereiro. No entanto, neste domingo, o clube alvinegro atuou pela primeira vez como mandante no estádio desde que o local foi reformado para receber a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Empolgados com o fato, os torcedores atleticanos marcaram presença em grande número (48.525 espectadores) nas arquibancadas e incentivaram os jogadores comandados pelo treinador Cuca. Sem contar com Bernard e Diego Tardelli, o técnico optou por fazer mudança tática em relação ao time que foi derrotado por 2 a 0 pelo São Paulo e escalou Guilherme na vaga de Serginho. A alteração deu resultado no início do confronto, quando a equipe alvinegra comandou as ações ofensivas .

Entretanto, o Atlético-MG foi surpreendido aos 17 minutos. O meio-campista Tchô, criado nas categorias de base do clube alvinegro e alavancado ao profissional em 2005, cobrou falta pelo lado esquerdo e cruzou para área. A zaga atleticana falhou e o volante Max Carrasco, bem posicionado, apareceu para balançar as redes do gol defendido por Victor.

A vantagem adversária não desanimou a equipe alvinegra, que seguiu atuando de maneira ofensiva e sendo superior ao Villa Nova com seu ritmo de jogo. Os laterais Richarlyson e Marcos Rocha apareciam bem pelos lados do campo, mas não conseguiam realizar com perfeição o passe final.

Os erros no momento de conclusão da jogadas impediam que o Atlético-MG igualasse o marcador e marcasse seu primeiro gol como mandante no Mineirão. Com isto, o principal atleta do time alvinegro, Ronaldinho Gaúcho, começou a aparecer mais durante a construção dos lances. A participação do camisa 10 surtiu efeito aos 31 minutos, quando Luan cruzou pela esquerdo, Jô não alcançou dentro da área e o ex-atleta do Barcelona completou para o gol.

Animado com o empate, o time comandado por Cuca continuou envolvendo o adversário e buscando a vantagem no placar. Quatro minutos depois de balançar as redes, Ronaldinho cobrou falta para fora, assustando o goleiro William Nobre, que entrou na vaga de Thiago Braga após o titular sentir lesão logo no início. Aos 46 minutos, em sua última oportunidade no primeiro tempo, o Atlético-MG ficou próximo da virada depois de Réver cabecear bola no travessão.

Em busca de dar nova dinâmica ao meio-campo de seu time, Cuca colocou Rosinei na vaga de Leandro Donizete ainda nos vestiários. Aos 11 minutos, foi a vez de Guilherme deixar o gramado para entrada de Cláudio Leleu. Contudo, as alterações não causaram grandes mudanças no ritmo que já havia sido adotado no primeiro tempo. O treinador do time alvinegro ainda arriscou última cartada e optou por Alecsandro no lugar de Jô, aos 30 minutos.

A entrada do atacante surtiu efeito positivo no Atlético-MG. Apenas sete minutos após a entrada do atleta, Rosinei aproveitou sobra de bola dentro da área, definiu a virada atleticana e deu números finais ao embate, garantindo mais três pontos ao clube da capital mineira.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade