Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Seleção Argentina

Seleção Argentina

Favoritar Time

Com potências, Copa tem semifinal dos favoritos após 24 anos

6 jul 2014 - 07h40
Compartilhar
Exibir comentários
David Luiz cobra falta de muito longe e coloca a bola no ângulo superior esquerdo de Ospina, fazendo o segundo do Brasil na partida contra a Colômbia
David Luiz cobra falta de muito longe e coloca a bola no ângulo superior esquerdo de Ospina, fazendo o segundo do Brasil na partida contra a Colômbia
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Pela primeira vez em 24 anos, a Copa do Mundo terá quatro potências mundiais do esporte disputando as semifinais. Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda confirmaram a classificação jogando na sexta-feira e sábado para deixar a disputa ainda mais interessante, com a certeza de grandes clássicos e uma final expressiva no Maracanã, em 13 de julho.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

A última vez em que isso ocorreu foi na Copa de 1990, na Itália, quando Argentina, Itália, Alemanha Ocidental e Inglaterra foram os quatro últimos colocados. Os confrontos foram emocionantes: ambos empataram por 1 a 1 e foram decididos nos pênaltis. Os argentinos eliminaram os italianos, enquanto que os alemães mandaram para casa os ingleses. Na final, a Alemanha venceu por 1 a 0 e conquistou o tricampeonato.

Desde então, houve pelo menos uma presença inesperada na semifinal. Em 1994 foi a Bulgária; em 1998, a Croácia; em 2002, Coréia e Turquia; em 2006, Portugal pela primeira vez; e em 2010, o Uruguai após 30 anos. Em nenhum desses casos os favoritos foram eliminados, nem mesmo em 2002, já que Turquia e Coréia não deram a sorte de se enfrentar e acabaram eliminadas por Alemanha e Brasil, respectivamente.

A Copa de 2014 quebra a rotina de “zebras” ao determinar a semifinal dos favoritos porque essas equipes realmente mostraram o peso da camisa. O Brasil, por exemplo, levou a melhor contra a Colômbia, mas com muito trabalho, assim como a Holanda sofreu para eliminar a surpreendente Costa Rica: foi preciso duelar nos pênaltis após ficar 0 a 0 no tempo normal. Já a Argentina bateu a Bélgica, apontada antes como candidata a derrubar gigantes do futebol.

Argentinos comemoram primeiro gol de Higuaín durante jogo contra a Bélgica
Argentinos comemoram primeiro gol de Higuaín durante jogo contra a Bélgica
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Só a Alemanha chegou à semifinal enfrentando outra equipe de muita tradição em Copas do Mundo: passou pela França com vitória por 1 a 0. Agora, o time germânico pega o Brasil na terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte. Já a Argentina encara a Holanda na quarta, na Arena Corinthians, em São Paulo. Ambos os confrontos serão realizados às 17h (de Brasília).

Veja as zebras das semifinais das últimas Copas 

Ano Sede Surpresa Semifinais Final Campeão
1990 Itália - Argentina 1 (4) x (3) 1 Itália
Alemanha 1 (4) x (3) 1 Inglaterra
Alemanha 1 x 0 Argentina Alemanha
1994 Estados Unidos Bulgária Itália 2 x 1 Bulgária
Brasil 1 x 0 Suécia
Brasil 0 (3) x (2) 0 Itália Brasil
1998 França Croácia Brasil 1 (4) x (2) 1 Holanda
França 2 x 1 Croácia
França 3 x 0 Brasil França
2002 Coréia e Japão Coréia e Turquia Alemanha 1 x 0 Coréia do Sul
Brasil 1 x 0 Turquia
Brasil 2 x 0 Alemanha Brasil
2006 Alemanha Portugal Alemanha 0 x 2 Itália (prorrogação 0 x 2)
Portugal 0 x 1 França
Itália 1 (5) x (3) 1 França Itália
2010 África do Sul Uruguai Uruguai 2 x 3 Holanda
Alemanha 0 x 1 Espanha
Espanha 1 x 0 Holanda Espanha
2014 Brasil - Brasil x Alemanha
Argentina x Holanda
- -

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade