Rio - Começa nesta terça-feira o Mundialito de Futsal – Itália 2002, competição que reúne algumas das principais seleções do mundo. O Brasil, grande favorito ao título, optou por levar apenas jogadores com idade abaixo dos 23 anos, com o objetivo de dar experiência e preparar o grupo para o Campeonato Mundial de 2004.
O Mundialito será disputado no Ginásio de Palapentimele, com capacidade para oito mil espectadores, na cidade de Reggio Calabria, ao sul da Itália. A partida inicial será entre Rússia e República Checa e a decisão está marcada para o dia 25 deste mês. O Brasil estréia diante da Eslovênia, o primeiro confronto entre as duas seleções em toda a história.
A expectativa é de um confronto entre a Seleção anfitriã e o Brasil na decisão. Tanto que a tabela foi dirigida para que as duas equipes se confrontassem na primeira fase e apenas voltassem a se encontrar na semifinal.
Além de Brasil e Itália, outras equipes apresentam chances de ficar com o título, como Argentina, Bélgica e Rússia - quarta colocada no Campeonato Mundial de 2000, disputado na Guatemala. Neste torneio, Portugal (que não disputa o Mundialito) ficou em terceiro, o Brasil ficou em segundo lugar e a Espanha levou o título.
O Brasil está no Grupo A do torneio, ao lado de Bélgica, Itália e Eslovênia. Já o Grupo B conta com por Argentina, Irã, República Checa e Rússia.