Lausanne - A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) reafirmou nesta teça-feira que a Argentina conta com sua "total confiança" para organizar o Mundial masculino de 2002 (de 28 de setembro a 13 de outubro), "apesar das dificuldades atuais".
"Devemos expressar toda nossa confiança em que a Argentina encontrará, estamos certos, os meios para cumprir os compromissos que assinou conosco e com as equipes participantes", informou o mexicano Rubén Acosta, presidente da FIVB.
A comissão de organizações esportivas da FIVB, que se reuniu nesta terça-feira em Lausanne (Suíça), decidiu manter o calendário "tal e como estava previsto", depois de avaliar as novas promessas dadas pelo governo argentino e pelas autoridades provinciais onde será disputado o Mundial.
Além disso, a FIVB reafirmou que Buenos Aires será o palco do Congresso Mundial desta federação, que será realizado de 21 a 23 de setembro, e no qual o mexicano Rubén Acosta apresentará sua candidatura para a reeleição à presidência da FIVB.
"Os membros da comissão avaliaram que a Argentina é capaz de reencontrar a estabilidade necessária e os meios que lhe permitirão organizar o Mundial", informou a FIVB em um comunicado.
"Tenho que agradecer à FIVB por sua confiança e apoio. Quando o orgulho nacional está em jogo, os argentinos são capazes de mobilizar-se para levar a cabo qualquer organização", declarou Mario Goijman, presidente da federação argentina e do comitê organizador (COMVOL).
A FIVB adotará todas as precauções e designará, na primeira quinzena de março, uma comissão especial composta por três membros, cuja missão será obter "in situ" todas as garantias suplementárias. Esta comissão será presidida pelo peruano Luis Moreno, presidente da Confederação Sul-americana.