CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produtos com creatina podem acusar no teste antidoping
Quarta-feira, 12 Dezembro de 2001, 12h22

Paris - Dos complementos alimentícios que são vendidos sob o nome de creatina, 70% contêm vestígios de hormônios ou esteróides, o que poderia explicar alguns casos recentes de doping, segundo um especialista francês citado nesta quarta-feira pelo jornal "Le Parisen".

A presença desses componentes, legal em alguns países como os EUA, não é permitida em outros, e pode originar as dopagens por nandrolona de alguns desportistas, como o espanhol José Guardiola ou o francês Christophe Cheval, segundo o jornal.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) encarregou um laboratório alemão de Colônia de analisar os complementos alimentícios da maioria dos desportistas e que, alguns deles, disseram ser causadores do resultado positivo.

Em estudo, o COI garantiu que entre 10% e 15% dos produtos analisados continham substâncias proibidas. Antes do final do ano, quando forem feitos testes na metade dos complementos alimentícios será realizado outro balanço.

A presença de substâncias proibidas pode ser, segundo "Le Parisien", acidental -um erro ou contaminação fortuita durante a fabricação- ou intencional, já que a inclusão de nandrolona nos produtos aumentaria o rendimento dos desportistas e, portanto, a fama dos laboratórios.

Os desportistas nem sempre são inocentes. Segundo o diretor de uma empresa de venda de produtos por correspondência, os atletas "buscam a creatina fabricada em certos países, porque é a que contém nandrolona".

Especialistas franceses em nutrição esportiva, citados por "Le Parisien", afirmam que o aporte de complementos alimentícios oferecido por esses complementos não pode ser conseguido com uma nutrição equilibrada, por isso os desportistas recorrem a esses produtos, comprados pela internet.

A Agência Francesa de Segurança Sanitária dos Alimentos (AFSSA) advertiu, no começo do ano, o "risco cancerígeno potencial" do consumo de creatina, uma substância proibida na França.

Efe

 

 VEJA AINDA
Doping
Brasil terá laboratório antidopagem reconhecido pelo COI
Jogador de futebol americano é flagrado por uso de cocaína
Cubano é novamente pego no antidoping
Alemanha dá US$ 1,8 mi para ‘vítimas de doping’
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2001,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade