Rio - Três brasileiros que estão na briga pelas últimas vagas na lista dos 15 surfistas que sairão classificados pelo World Qualifying Series (WQS) para a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT) do ano que vem, já garantiram os seus nomes nas oitavas-de-final do G-Shock Hawaiian Pro em Haleiwa, no Havaí.
O atual campeão mundial do WQS, Armando Daltro (BA), venceu a sua bateria de estréia na competição, com o potiguar Danilo Costa ganhando a disputa pela segunda vaga do havaiano Isaac Kaneshiro e do pernambucano Paulo Moura. O outro classificado foi o paulistano Renan Rocha, que deixou o bicampeão mundial Junior da ASP, Joel Parkinson (AUS), em segundo lugar, com ambos despachando Kaipo Jaquias (HAW) e Patrick Beven (FRA).
O potiguar Marcelo Nunes ainda pode engrossar o número de brasileiros, pois ainda não havia estreado por estar escalado na 14a. bateria da terceira rodada, para enfrentar o número 1 do ranking, Taj Burrow (AUS), além de Frederick Patacchia (HAW) e Tom Whitaker (AUS).
Já Armando Daltro e Danilo Costa vão abrir as oitavas-de-final contra o vice-líder, Mick Fanning (AUS), e Roy Powers (AUS). Para entrar na zona de classificação para o WCT, Danilo precisa passar para as quartas-de-final e Daltro tem no mínimo que chegar na grande final. Mas, Renan Rocha já aparece entre os 15 surfistas que serão promovidos para o WCT, no lugar antes ocupado pelo potiguar Joca Jr.