CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Time de Dunga perde para índios
Domingo, 21 Outubro de 2001, 11h26

Campo Grande - Com os corpos pintados, uma seleção de indígenas de todo o Brasil venceu no sábado por 2 a 1 um combinado de brancos, no jogo de futebol que abriu os IV Jogos dos Povos Indígenas.

O volante Dunga, capitão da seleção vencedora da Copa de 94, participou do jogo -- nos minutos finais, tirou a camisa, pintou o rosto, se encheu de colares e foi reforçar a defesa indígena. ``Estamos aqui para apoiar nossa cultura'', disse o jogador, que não marcou forte nem gritou com os colegas amadores.

Os jogos reúnem 850 competidores de 40 etnias em modalidades ``brancas'', como o futebol, e nativas, como o cabo-de-guerra e o xikunahiti -- um jogo praticado pelos pareci e os enawene-nawe, em que dois times de dez pessoas só podem usar a cabeça para passar a bola.

No jogo de futebol, os índios abriram o placar com o xavante Malaquias. No último minuto, o kadweu Joel Viquez ampliou, mas os brancos conseguiram descontar no final, com um chute de Marcos.

O time dos brancos contou com o velocista Zequinha Barbosa e com dois secretários estaduais do Mato Grosso do Sul: Ben-Hur Ferreira (Governo) e Rodrigo Terra (Esportes).

Para o ministro do Esporte e Turismo, Carlos Meles, os jogos são uma forma de integrar os índios à sociedade. ``Eles mantêm vivo algo que o Brasil precisava muito, a convivência harmônica e a integração do índio à sociedade urbana'', disse no intervalo do jogo. ``Queira Deus que dentro de 50 anos estejamos celebrando a 50a. olimpíada indígena do Brasil.''

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Histórias Inusitadas
Júnior Baiano se esquiva de cobras na China
Índios desafiam Branco e Dunga
Edílson lança disco e ataca de músico
Torcida faz "vaquinha" para pagar jogadores do Moto Clube
Veja lista completa