CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Santos troca peixe por ganso
Sexta-feira, 28 Setembro de 2001, 01h36

São Paulo - O animal da moda na Vila não é o Peixe e sim, o ganso. Simpático a métodos de motivação no futebol, Cabralzinho é lembrado até hoje como o técnico que não deixou o time ir para o vestiário no intervalo da semifinal do Brasileiro de 95, no Pacaembu lotado de santistas. O próprio treinador reconhece que gosta de trabalhos psicológicos em conjunto. Desta vez, a novidade na Vila é "A Lição dos Gansos", texto de autor desconhecido que mostra como esses animais sabem trabalhar unidos, formando uma equipe.

"Esse texto é o esboço de uma palestra que nos foi enviada por um psicólogo. São lições que podem ser aplicadas dentro de um elenco de futebol", analisa Cabral, que no intervalo das partidas, em 1995, mandava tocar o "Tema da Vitória" no vestiário, música ouvida nas vitórias de brasileiros na Fórmula 1.

O remetente da correspondência que chegou às mãos do técnico foi o psicólogo, parapsicólogo e santista fanático (segundo diz o próprio) Carlos Roberto de Souza. "Meu único objetivo era ajudar o Santos. Essa "Lição dos Gansos" é um grande texto e eu o uso há muitos anos para trabalhos em equipe", afirma o psicólogo de 52 anos, na profissão há 19 anos.

Cabralzinho levou tão a sério as lições que mandou imprimir fotocópias do material e distribuiu uma para cada jogador. "Preferi passar por escrito, da mesma forma que recebi. Se apenas falasse sobre isso, alguns jogadores não entenderiam. Vendo um papel assinado por um psicólogo, vão levar mais a sério" raciocinou o comandante alvinegro, que já adiantava na semana passada pensar em adotar métodos de motivação.

A "Lição dos Gansos" (na verdade, lições) fala de cinco princípios utilizados pelos animais enquanto estão voando. Os ensinamentos podem ser transpostos para qualquer grupo de profissionais de uma mesma atividade. Como jogadores de futebol, por exemplo. "Uma equipe esportiva precisa de motivação. Foi assim que os Estados Unidos e a União Soviética dominaram o esporte por décadas. Eles eram superiores mentalmente" ensina o psicólogo inspirador da nova idéia adotada por Cabralzinho.

L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Santos
Válber fica em tratamento mais 2 semanas no Santos
Cabralzinho aposta em dupla de ‘mascarados’
Marcelinho já está morando em Santos
Elenco santista festeja reabertura da Vila
Veja lista completa
Futebol Paulista
Válber fica em tratamento mais 2 semanas no Santos
Onda de cantratações passa longe do Verdão
Basílio agradece Arce e festeja atuação
Seleção não tira Arce de Clássico
Veja lista completa
Brasileirão
Válber fica em tratamento mais 2 semanas no Santos
Onda de cantratações passa longe do Verdão
Seleção não tira Arce de Clássico
Joelho pode tirar Leonardo contra Sport
Veja lista completa