CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jogadores podem entrar em greve no futebol inglês
Sábado, 22 Setembro de 2001, 20h12

Londres (Inglaterra) - A possibilidade de haver a primeira greve na história do futebol inglês pode aumentar no domingo, quando a Associação de Jogadores Profissionais (PFA) se reunirá para discutir a proposta de participação nos direitos de transmissão por TV.

A PFA conta com mais de 4 mil membros e está insatisfeita com a soma que recebe das ligas, relativa aos direitos de transmissão dos jogos. O diretor Gordon Taylor revela que a proposta atual é inferior aos 8,5 milhões de libras (12,4 milhões de dólares) da temporada passada, considerando isso como um “insulto”.

A associação também afirma que um acordo de 1955, que estipula o recebimento de uma porcentagem fixa dos direitos de transmissão, ainda é válido e não está sendo respeitado. A reunião vai acontecer no domingo, em Manchester. “Eles vão ter de decidir se vamos tomar uma atitude mais significativa'”, explicou Taylor. “Nós então entraríamos em contato com nossos membros, mas há uma possibilidade real de greve em novembro''.

“Não é uma questão de confiar que eles vão me dar seu apoio. A questão é se a associação pode ou não existir dessa forma e vamos explicar aos membros a seriedade do problema''.

Grande Aumento

A organização do campeonato inglês negociou um acordo de 2 bilhões de libras (2,9 bilhões de dólares) com as TVs pelos próximos três anos, o que significou um aumento de 1,5 bilhão (2,19 bilhões de dólares) em relação ao acordo anterior.

“É um insulto. Recebemos uma proposta ridícula das ligas de futebol. É menos que no ano passado, apesar de eles terem recebido muito mais'', insiste Taylor. “Eles nos colocaram num beco sem saída, sem alternativas.”

“Os jogadores estão dispostos a jogar, o problema é com a televisão. Se houver câmeras no estádio - seja para transmissão ou gravação da partida - eles podem optar por não entrar em campo''.

O zagueiro Graeme Le Saux, do Chelsea, já declarou apoio à causa. “A PFA dá apoio a todos os seus membros, antigos e atuais, e agora é hora de os jogadores apoiarem a associação'', disse ele à BBC.

Paulo do Canio, atacante do West Ham United, também pede a seus colegas que dêem apoio ao sindicato. “Desde que vim jogar na Inglaterra, fiquei muito impressionado com tudo o que a PFA faz pelos jogadores. Agora todos deveriam me escutar e apoiar a associação nesse momento de necessidade'', afirmou. A vez em que o futebol inglês chegou mais perto de uma greve geral foi na temporada de 1960-61, durante a luta pelo fim da lei do teto salarial.

Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Futebol Inglês
Bolton empata com Arsenal e segue líder na Inglaterra
Bolton divide a liderança com o Leeds na Inglaterra
Francês garante vitória do Arsenal, mas gregos lideram
Brasileiros garantem vitória do Boavista e Liverpool empata
Veja lista completa