Rio - A Seleção Brasileira feminina estréia nesta segunda-feira, às 17h, contra o México na 4ª Copa América de Basquete - Pré Mundial, em São Luís (Maranhão). Na preliminar, às 15h, no ginásio Castelinho, jogam Chile e Cuba. As três primeiras colocadas na classificação final, garantem suas vagas no 14º Campeonato Mundial da China, de 14 a 25 de setembro de 2002. O último confronto entre brasileiras e mexicanas foi no Pré-Olímpico de Havana, em 1999, e o Brasil venceu por 76 a 43.
Das 12 jogadoras que conquistaram a medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney (2000), apenas cinco irão disputar a Copa América: Helen, Silvinha, Adriana Santos, Claudinha e Cíntia Tuiú. “O México não é uma equipe muito forte, mas não podemos entrar na quadra achando que o jogo está ganho. Temos que imprimir nosso ritmo de jogo, com
velocidade e rapidez no contra-ataque. Se dermos espaço, as mexicanas irão aproveitar todas as oportunidades e podem crescer. Também não podemos deixar que a ansiedade da estréia nos atrapalhe. Vamos atuar com tranqüilidade mas com muita determinação”, comentou Helen que começara o jogando junto com Claudinha, Adriana Santos, Kelly e Cíntia Tuiú.
“o Campeonato Centro-Americano o México ficou em terceiro lugar. É uma seleção com pouca tradição em competições internacionais, mas é uma equipe que temos que respeitar. Sabem jogar e não podemos nos descuidar. A Copa América é uma competição curta, e não podemos subestimar nenhum adversário. Vamos jogar com muita atenção. Apesar da maioria das jogadoras estarem sem ritmo de jogo, estamos intensificando os treinos e acredito que durante a competição vamos atingir o ritmo ideal”, disse o técnico Antonio Carlos
Barbosa, que completa 282 jogos pela seleção brasileira (juvenil e adulta), com 197 vitórias e 84 derrotas.