CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 C. Confederações
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Goleiro da Sub-20 critica companheiros da Seleção
Quinta-feira, 12 Julho de 2001, 01h35
Atualizada: Quinta-feira, 12 Julho de 2001, 01h39

São Paulo - Prestes a completar 19 anos, Rubinho já fala como um goleiro crescido, maduro. Criado nas categorias de base do Corinthians e tratado desde os primeiros passos como a maior revelação da posição depois de Ronaldo, titular de 88 a 98, o paulistano Rubens Fernando Moedim garante personalidade suficiente para assumir a vaga aberta pelo amigo Maurício, dispensado no início da semana com mais oito jogadores.

Embora seja o terceiro goleiro do grupo concentrado em Extrema (MG), atrás dos mais experientes Gléguer, 24 anos, e Yamada, 21, Rubinho se inspira no exemplo do próprio Ronaldo para queimar etapas.

Nesta entrevista, critica companheiros da Seleção Sub-20, que fracassou no Mundial da categoria no mês passado e diz ter bagagem suficiente para segurar uma chance no time profissional. As palavras cortantes, a la Ronaldo, só se desmancham ao falar sobre o irmão mais velho, Zé Elias, um de seus maiores incentivadores, atualmente no futebol grego.

Dispensa de Maurício

"Fiquei bastante chateado. Quando Maurício chegou ao Corinthians, meu irmão jogava aqui e eles ficaram super amigos. Ele sempre vinha conversar comigo, dar uns conselhos e me incentivar. Infelizmente, é o futebol..."

Chance no profissional

"Estou muito à vontade. Sempre trabalhei com o intuito de ser aproveitado. Independentemente de ser novo, quando o cavalo passa a gente tem de subir e não descer mais. Com Ronaldo foi assim. Três goleiros estavam na frente dele, mas todo mundo se machucou. Ele entrou e não saiu mais. Às vezes, goleiro tem 26 anos e o pessoal fala que ainda tem que pegar experiência. Aí, quando chega aos 30, diz que está velho. Não concordo. Em times como o Corinthians, o Palmeiras e o São Paulo, que sempre têm bons goleiros nas categorias de base, o jeito é colocar para jogar e para pegar experiência".

Personalidade forte

"Para ser titular você tem que ter tranqüilidade e uma personalidade muito forte e feita para suportar a pressão. Você tem que passar segurança para os companheiros. Com uma ou duas boas defesas, o time olha para trás e diz: ‘Pode chutar que a bola não entra’. Se aparecer a chance, tem que estar preparado e não ter medo. Se ficar com medo aí é que você toma o gol mesmo".

Bagagem de Seleção

"Eu me sinto um privilegiado pela bagagem que tenho na minha idade. E isso vem muito da Seleção. Sempre fui titular da Sub-17 e da Sub-20. Se não fosse a Seleção Brasileira, eu não teria tamanha experiência".

Fracasso no Mundial

"Acho que houve excesso de auto-suficiência do time. O técnico (Carlos César) conversou com a gente antes do jogo contra Gana e disse que era para continuar do jeito que estava porque estava muito bom, todo mundo gostando, elogiando, a imprensa falava bem... Na Argentina, os jornais elogiavam mais nossa Seleção do que a deles. A cada vitória diziam que era mais um passo rumo ao título. Cada jogador recebe isso de uma maneira e alguns entraram auto-suficientes demais. Depois da derrota para Gana, chorei para caramba. Fiquei sem dormir, enquanto eu cheguei a ouvir um jogador dizer: ‘Ainda bem que eu já tinha assinado um pré-contratado’. Alguns passaram a noite rindo, brincando. Nem todos estavam se importando com aquilo. Brasil e Argentina ia ser uma grande final".

A relação com Zé Elias

"Ter um irmão que já foi ídolo do Corinthians sempre foi positivo para mim porque olhavam e falavam: ‘Vamos ver se ele é tão bom quanto o irmão’. Ele é meu amigo, pai e conselheiro de toda a hora. É, vamos dizer, um ídolo que eu tenho. Quando nasceu a minha sobrinha (Júlia, em 11/7/2001), me emocionei. Fazia tempo que eu não me emocionava tanto. Sou padrinho e ela é linda. Vai dar trabalho para o pai e para o tio".

L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção sub-20
Carlos César desmente demissão da Seleção sub-20
Técnico da Seleção Sub-20 é demitido
Para técnico, desclassificação do Mundial Sub-20 foi injusta
Brasil cai fora do Mundial Sub-20
Veja lista completa
Corinthians
Rejeitados do Corinthians acertam com Cruzeiro
Fernando Baiano nega, mas Corinthians confirma dispensa
Zagueiro dispensado do Corinthians arruma emprego na Suíça
Muller se apresenta ao São Caetano e elogia jogadores evangélicos
Veja lista completa
Futebol Paulista
Palmeiras renova com Lopes
São Paulo nem dá bola para premiação de vice
As notas dos jogadores do São Paulo
Técnico do São Paulo chama árbitro de “safado”
Veja lista completa