Porto Alegre - A diretoria do Grêmio oferecerá o lateral-direito Ânderson Lima ao Flamengo em troca do atacante Rodrigo Mendes, com a intenção de que a permuta seja em definitivo. Ambos atletas atuam no Olímpico, porém o passe do primeiro pertence ao Tricolor gaúcho, enquanto o do segundo o dono é o Fla.
Com a venda do passe de Marcelinho Paraíba para o Hertha Berlin, da Alemanha, e a provável devolução de Warley para a Udinese, da Itália, o Grêmio não quer correr o risco de perder Mendes, o que dificultaria ainda mais a recomposição da sua potência ofensiva.
No caso da lateral direita, o Tricolor já tem um substituto para Ânderson Lima: é Pedrinho, ex-Pelotas, que foi contratado por empréstimo até o fim deste ano.
Junto com o troca-troca, Grêmio e Fla terão de resolver outra pendência: o clube carioca quer o retorno do meia Fábio Baiano à Gávea, alegando que o Grêmio não pagou nada da dívida de US$ 2 milhões (quase R$ 5 milhões) referentes a 50% do passe do jogador. Por seu turno, o Tricolor sustenta que o compromisso de pagamento foi firmado entre o Fla e a falida empresa suíça ISL, que seria a única responsável de saldar a dívida.