CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa adia Mundial de Clubes para 2003
Sexta-feira, 18 Maio de 2001, 14h02
Atualizada: Sexta-feira, 18 Maio de 2001, 16h36

Zurique - A Fifa anunciou nesta sexta-feira o adiamento do Mundial de Clubes, que deveria começar no final de julho. A competição será disputada somente em 2003. A entidade explicou que os problemas financeiros e o calendário congestionado foram os responsáveis pelo adiamento.

A Fifa planejava aumentar o número de participantes de 12 para 16, visando melhorar sua imagem dentro do esporte. A segunda edição do campeonato deveria acontecer de 28 de julho a 12 de agosto na Espanha, com 12 equipes.

``A decisão de não ir em frente com esse evento foi tomada por conta de vários fatores'', explicou Blatter. O comunicado da Fifa identificava três razões principais para o adiamento.

''O período em que a competição deveria acontecer é particularmente inconveniente da perspectiva de jogos nacionais e internacionais (os campeonatos locais e os jogos de classificação para a Copa dos Campeões estão em curso). A crise econômica que afeta os países de alguns dos clubes participantes ainda intensificam as dificuldades comerciais existentes'', dizia o comunicado. A ISL

A terceira grande questão envolve os problemas financeiros da ISL Worldwide, responsável pelo marketing de grandes torneios da Fifa, incluindo a Copa do Mundo de 2002.

A Fifa informou na quinta-feira que encerrou seu contrato de marketing com a ISL depois que o grupo de mídia francês Vivendi acabou com as negociações para assumir a ISMM, da qual a ISL faz parte e que está em processo de falência.

``O atual mercado comercial tem sido consideravelmente prejudicado pelos problemas enfrentados pela ISL/ISMM. Isso deixou o parceiro de marketing da Fifa para o evento, a Traffic, com grandes dificuldades para vender a edição de 2001 a patrocinadores e transmissoras'', explicou a Fifa na sexta-feira.

``Faltando pouco mais de dois meses para o torneio e dado o fato de que a Fifa vai ter que assumir responsabilidades adicionais por causa da iminente falência da ISL/ISMM... o Comitê de Emergência também sentiu que era essencial para a Fifa se reajustar'', completou.

A Fifa disse que discutiu a questão com os organizadores do evento e a Federação Espanhola de Futebol. Entre os 12 clubes que participariam da competição estão o Palmeiras, o Boca Juniors, da Argentina, e o Al-Hilal, da Arábia Saudita.



Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fifa
Crise pode fazer Fifa cancelar Mundial de Clubes
Fifa também pressiona e força convocação de 'estrangeiros'
Rojas diz que foi crucificado por cartolas chilenos
Leão culpa todo mundo pela queda no ranking
Veja lista completa
Mundial Interclubes
Crise pode fazer Fifa cancelar Mundial de Clubes
Grupos da Mercosul saem na quinta-feira
Mundial de Clubes de 2003 tem 12 países candidatos
Fifa pode aumentar número de clubes no Mundial
Veja lista completa
Palmeiras
Crise pode fazer Fifa cancelar Mundial de Clubes
Com medo do escuro, Palmeiras pode pegar Cruzeiro fora da capital
Geovanni e Lopes dividem artilharia da Libertadores
Depois de gol salvador, Muñoz diz que São Paulo 'é tranqüila"
Veja lista completa