CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vasco lidera ranking de pênaltis no Carioca
Sábado, 28 Abril de 2001, 12h09
Atualizada: Sábado, 28 Abril de 2001, 12h27

Rio - O Vasco, primeiro colocado da Taça Rio, lidera também o ranking de pênaltis sofridos no Campeonato Estadual. Em oito ocasiões a bola foi parar na marca de cal a 9,15m do gol.

O último deles aconteceu na quinta-feira. O Bangu vencia em São Januário por 2 a 1, quando, aos 33 minutos do segundo tempo, o atacante Euller se jogou na área, após uma intervenção legal do goleiro Eduardo. O árbitro Samir Yarak, distante do lance, apontou infração. Romário converteu a cobrança, empatando o jogo. Onze minutos depois, Viola fez 3 a 2 para o Vasco. Fim de jogo.

Não há nesse episódio uma denúncia de desonestidade. Mas a possibilidade, sugerida por algumas coincidências, assombram.

''Os juízes sofrem muita pressão para favorecer o Vasco, de Eurico Miranda, e o Americano, time do presidente da Federação. Se desagradarem, deixam de apitar. Mas não dá para provar que isso vá além da pressão'', afirma o ex-árbitro e comentarista José Roberto Wright, que absolve Yarak: ''Ele me parece correto''.

O próprio Vasco parece corroborar a tese. Ontem, a diretoria do clube decidiu colocar o ex-árbitro Pedro Carlos Bregalda de olho no lance. Assessor do Vasco para assuntos de arbitragem, ele vai passar a acompanhar todos os jogos do Americano - rival direto na briga pelo segundo turno -, e fará relatórios ao menor sinal de irregularidade.

O Flamengo, outro interessado direto no tema, protestou contra o pênalti de quinta-feira. Os rubro-negros disseram ontem que o juiz estava mal-intencionado. ''Foi uma arbitragem de araque'', acusa o técnico Zagallo, aproveitando para fazer graça com o nome do juiz.

Não é a primeira vez que o Flamengo reclama de Yarak. Em 18 de fevereiro, o time perdeu para o Botafogo por 1 a 0, pela Taça Guanabara. O protesto, daquela vez, foi pelo fato de o juiz ter expulsado de campo o zagueiro Juan, o que teria influenciado na derrota. O JB de 19 de fevereiro publicou uma frase do vice-presidente Walter Oaquim sobre o episódio: ''O juiz só pode ter feito isso para beneficiar alguém. Esse vai entrar para a nossa lista negra''.

Com isso, o clube tentaria vetar o nome do árbitro dos próximos jogos. A posição mudou rapidamente: três semanas depois, Yarak era escalado para apitar Flamengo 2 x 1 Bangu. O clube da Gávea teve um pênalti marcado a seu favor. Na ocasião, o colunista Sérgio Noronha, do JB, observou: ''O Flamengo foi salvo por um pênalti, a meu ver duvidoso, marcado pelo árbitro Samir Yarak logo aos 30 segundos do segundo tempo''. O primeiro tempo havia terminado num 0 a 0 de dar pena, pela incompetência dos atacantes rubro-negros naquela tarde. No mesmo jogo, o Bangu teve um jogador expulso e quatro com cartões amarelos; no time do Flamengo, apenas dois receberam amarelo.

''Não falei que ele não apitaria mais jogo do Flamengo. Eu não veto ninguém, mas contra o Botafogo ele foi altamente parcial, nos prejudicou'', disse ontem ao JB Walter Oaquim. Sobre o jogo com o Bangu, Oaquim preferiu não comentar.

Geladeira - ''Um juiz que resolver enfrentar o esquema é colocado na geladeira. É o caso do Álvaro Quelhas'', diz Wright. Quelhas, um dos dois únicos árbitros do Rio que pertencem ao quadro da Fifa - teoricamente mais gabaritados -, não apitou nenhum jogo no Estadual deste ano. ''Sobre o Quelhas, a única pessoa que pode se pronunciar é o presidente da Federação'', explica Daniel Pomeroy, ex-juiz, secretário-geral da Comissão de Arbitragem da Federação do Rio. Eduardo Viana, o Caixa dágua, o único que pode se pronunciar, não foi localizado pelo JB ontem, apesar de insistentemente procurado.

Sobre Yarak, que não respondeu aos telefonemas do JB, Pomeroy disse ontem que solicitou o teipe do jogo de quinta-feira para avaliar seu comportamento. A Comissão de Arbitragem da Federação vai se reunir para dizer se o juiz pisou na bola a ponto de merecer o único castigo possível, a não-escalação em outros jogos.

A Federação explica que a escolha de um árbitro passa pelo crivo de seis entendidos no assunto. A seguir, a escala é encaminhada a Eduardo Viana, que dá ou não seu OK. ''É um regime presidencialista. Tudo passa por ele'', diz Pomeroy.

Os oito times pequenos, que até aqui tiveram apenas 12 pênaltis marcados a seu favor no campeonato - os quatro grandes sofreram 18 -, sentem-se de mãos atadas: ''Já sabemos que reclamar não vai dar em nada'', resigna-se o gerente de futebol do Bangu, Maurício Mattos.

O Americano, a propósito, não teve nenhum pênalti marcado a seu favor. ''Mas o favorecimento não é só na marcação de pênaltis. Um gol anulado, por exemplo, ajuda bastante'', diz Wright.

É disso que o até o Vasco reclama. No jogo entre os dois times, em Campos, o clube carioca teve um gol anulado. No Olaria, outro que não teve pênalti marcado a favor, a mesma queixa: ''Quando jogamos com o Americano, tivemos um gol anulado. O juiz Ezequiel dos Santos, que estava na intermediária, apontou falta técnica do Boiadeiro, que cabeceou na área. Ele alegou que o nosso jogador gritou deixa, o que ele obviamente não poderia ter ouvido, já que estava muito longe'', diz o técnico Mário Marques, que tem mais a reclamar: ''Quando enfrentamos o Vasco, o Edílson Soares da Silva marcou um pênalti bem duvidoso'', completa Mário. Com a cobrança de Romário, o Vasco venceu por 1 a 0. O gol foi marcado aos 38 minutos da etapa final.

JB OnLine


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Vasco
Vascaínos ressaltam poder de virada
Clássico faz Joel Santana esquecer amizade com Dé
Galatasaray quer trocar Jardel por Juninho Paulista, diz imprensa turca
Romário e juiz colocam Vasco na ponta
Veja lista completa
Campeonato Carioca
Terra Esportes acompanha Paulista, Carioca e final da Copa Nordeste ao vivo
Bangu, Volta Redonda, Friburguense e Cabofriense lutam contra rebaixamento
Artilheiro do Bangu sonha em jogar o Brasileirão
Flamenguistas revoltados com arbitragem no Carioca
Veja lista completa