CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais



 Especiais







 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Herói do Gre-Nal passa o dia cobrando dívidas
Terça-feira, 03 Abril de 2001, 08h53

Porto Alegre - O dia seguinte de Tinga como herói do Gre-Nal é um retrato bem acabado da nova realidade do futebol brasileiro.

Em vez de apenas curtir a atuação impecável e os dois golaços no clássico, teve que correr atrás dos seus devedores.

Além dos salários atrasados a receber no Grêmio, tem uma dívida também do Botafogo, seu clube no ano passado. Apesar dos problemas financeiros, o jogador não pensa em briga na Justiça: só quer saber de diálogo, compreendendo a crise dos clubes.

Junto do empresário Tadeu Oliveira, deixou o treino no Olímpico direto para o escritório de um advogado que está intermediando uma forma amigável de receber três meses do Botafogo. No Rio, o “motorzinho” do técnico Tite se deu bem. Saiu do Grêmio como reserva e, em General Severiano, ganhou a maturidade que o fez suportar a casamata no retorno sem esmorecer, até conquistar a titularidade com todas as honras. A mesma maturidade que hoje o faz optar por soluções negociadas para o problema dos salários atrasados, um drama ainda sem solução do Grêmio campeão do primeiro turno.

Aos 22 anos, Tinga é um caso típico de vitória da torcida. Das arquibancandas, sempre veio a exigência de colocá-lo no time. Tivesse o Botafogo dinheiro em caixa para pagar R$ 1 milhão e ele talvez nem estivesse em Porto Alegre. Mas Tinga voltou decidido a ser volante. E encontrou em Tite um parceiro ideal. Porque, ao contrário de seus predecessores, o campeão gaúcho pelo Caxias ouve. Os jogadores falam quase tanto quanto ele no vestiário. Em um contexto de salários atrasados e dívidas vencendo, a salvação tem sido justamente o grupo esquecer os cartolas e lutar por um ideal próprio.

”Falam o Zinho e o Galvão primeiro, mas o Tite incentiva o Cláudio e o Guilherme (ex-juniores recém promovidos) a opinar, entende? A gente conversa em grupo os problemas de cada um, inclusive as dificuldades táticas de cada um. É legal isso”, explica Tinga, depois de autografar a camiseta do guardador de carros Douglas da Silva Paim, 17 anos.

Depois do Gre-Nal de domingo, seria compreensível Tinga perceber a segunda-feira como a mais maravilhosa de sua vida. Foi o mais procurado para entrevistas. Na rua e no Olímpico, os torcedores corriam para pedir um autógrafo e dar parabéns pelo show de bola. Mas não. Mais maduro, ele garante que a forma de encarar a profissão mudou. E a percepção dela, idem.

”Quando fiz aquele gol contra o Sport, no Brasileirão de 1999, me senti nas alturas. Minha cabeça quase pirou. Eu era guri e, em segundos, todo mundo me queria. Era bem menos importante que o Gre-Nal, mas agora sinto tudo com equilíbrio”, ensina Tinga. “Sei que amanhã ou depois eu jogo mal e quem me elogia hoje vai me criticar. Aprendi que jogador tem que matar um leão por dia.”

Agência RBS


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Grêmio
Tite quer 'matar' o Gauchão já no segundo turno
Empresário da Inter acompanha Gre-Nal
Grêmio vence clássico e está na final do Gaúcho
Acompanhe ao vivo Grêmio x Internacional
Veja lista completa
Internacional
Zé Mário recorre a Barrichello para explicar derrota
Diretoria do Inter garante Zé Mário no cargo
Empresário da Inter acompanha Gre-Nal
Grêmio vence clássico e está na final do Gaúcho
Veja lista completa
Campeonato Gaúcho
Zé Mário recorre a Barrichello para explicar derrota
Tite quer 'matar' o Gauchão já no segundo turno
Diretoria do Inter garante Zé Mário no cargo
São José perde e dá adeus ao sonho de conquistar 1º turno do Gaúcho
Veja lista completa