CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 RESULTADOS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para Ricardo Rocha, aposta em novatos é o segredo do Santa Cruz
Quinta-feira, 22 Março de 2001, 12h58

Rio - O bom desempenho do time do Santa Cruz no Campeonato Pernambucano e na Copa do Nordeste, depois de alguns anos afastado das grandes competições de futebol do País, pode surpreender a sua própria torcida, mas não o técnico Ricardo Rocha. O treinador considera natural a boa campanha do time e acha que a recuperação só foi possível a partir do momento em que a direção do clube resolveu apostar no trabalho desenvolvido nas divisões de base pela dupla Nereu Pinheiro-Ramon.

Nereu já foi treinador da equipe principal do Santa Cruz em várias ocasiões e hoje é o gerente do futebol amador do clube, e Ramon, ex-atacante do Vasco e do próprio Santa Cruz, é atualmente o técnico dos juniores. Ricardo atribui a boa fase do Santa Cruz à nova geração de jogadores revelados nas divisões de base do clube. O treinador fez contrato sob a condição de desenvolver um trabalho a médio prazo e vem obtendo resultados que ele mesmo esperava surgirem um pouco mais tarde.

O técnico trabalha em sintonia com Ramon e promete aproveitar mais juniores do que os que já vêm se destacando. Ele tem hoje no elenco de profissionais os zagueiros Valnei, os meias Ricardinho, Batata e Marcelinho, o atacante Carlinhos e vai dar oportunidade a outros jovens. Cléber, lateral-esquerdo, e Laércio, meia, serão os próximos, mas as observações não vão parar por aí, promete Rocha:

“Ramon e Nereu fazem um ótimo trabalho e eu e o Zé do Carmo, que é meu auxiliar-técnico, estamos fazendo um acompanhamento da garotada. O Santa Cruz em pouco tempo vai recuperar a sua imagem de clube vencedor.”

O ex-zagueiro fala do futuro do Santa Cruz, mas não promete ficar por muito tempo no clube. Ele tem planos de fazer seu trabalho aparecer e se projetar pelo País para em pouco tempo dirigir um grande clube do Rio ou de São Paulo. Ele jogou no Guarani e São Paulo, em São Paulo, e no Fluminense, Flamengo e Vasco, no Rio de Janeiro, Ricardo atuou também no Real Madrid e no Sporting Lisboa, além de defender a Seleção Brasileira nas Copas de 1990 e 1994.

Dos 28 jogadores do elenco do Santa Cruz, Ricardo Rocha e Zé do Carmo contam hoje com 15 ex-juniores. Para enfrentar a dureza da disputa de três competições simultâneas - Campeonato Pernambucano, Copa Nordeste e Copa do Brasil -, ele quer fazer um revezamento entre os jogadores e sempre que puder dará descanso a alguns deles.

Quando chegou ao tricolor pernambucano, no início do ano, só encontrou cinco bolas para treinamento e apenas 18 jogadores. Além disso, o clube não reunia as mínimas condições para contratar reforços:

“A situação era caótica. Aos poucos eu fui fazendo todos os papéis. Faço o papel de treinador, supervisor, gerente e tudo que for preciso. Foram feitas poucas contratações. O clube não tinha dinheiro e eu preferi apelar aos dirigentes para manterem os salários em dia. Com salário atrasado ninguém pode realizar um trabalho sério e trabalhar tranqüilo. Foi assim, com o apoio da nova diretoria, que conseguimos reorganizar a vida do Santa Cruz.

Para Ricardo, o clube se desestruturou em razão de más administrações, que fizeram muitas contratações sem critério. Agora, o clube só contrata com o seu aval. Ele faz questão de observar e opinar em todas as contratações. O Santa Cruz só vai em busca de um reforço depois que Ricardo Rocha e Zé do Carmo observarem.



L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Santa Cruz
Sob olhar de Rivaldo, Santa Cruz vence Porto
Santa Cruz usa tranqüilidade como arma para ampliar vantagem
Zagueiro briga em lanchonete por causa de ciúme
Santa Cruz tem 3 desfalques no Pernambucano
Veja lista completa