CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com problemas, mineiros têm motivos de sobra para valorizar o clássico
Sexta-feira, 09 Março de 2001, 03h49
Atualizada: Sexta-feira, 09 Março de 2001, 03h50

Belo Horizonte - Além de garantir a vaga na final da Copa Sul-Minas, contra o Coritiba, e na Copa dos Campeões, que dá ao vencedor o direito a disputar a Libertadores de 2002, o clássico de amanhã entre Atlético e Cruzeiro será o jogo da afirmação para os arqui-rivais do futebol mineiro. De um lado, o Atlético quer confirmar a boa fase na temporada. Do outro, o Cruzeiro precisa provar a sua torcida que está preparado para estrear bem na competição sul-americana, terça-feira, contra o Sporting Cristal, no Peru.

A equipe comandada pelo técnico Abel Braga joga por um empate, vantagem essa conquistada ainda na fase classificatória, quando terminou com melhor campanha, e que a acompanhará até a decisão, caso se classifique. Por ter empatado o primeiro jogo das semifinais - sábado passado, em 1 a 1 -, o Atlético precisa apenas não sofrer um gol para ir à decisão junto ao Coritiba. Já o time de Luiz Felipe Scolari precisa de uma vitória simples para se garantir na segunda final consecutiva da competição - ano passado, o Cruzeiro disputou e perdeu o título para o América, depois de ter feito a melhor campanha entre 12 participantes.

Tanto Atlético quanto Cruzeiro têm hoje o último treinamento antes da partida de amanhã. Será quando os treinadores irão definir qual equipe que entrará jogando neste que é o clássico mais decisivo desde a final do Campeonato Mineiro do ano passado, quando o Galo sagrou-se campeão em cima do rival com um empate em 1 a 1.

Problema

O Atlético ganhou um problema de última hora. O atacante Guilherme deixou o treino de ontem mais cedo, com dores na coxa esquerda, e passou a ser dúvida. Valdir, o Bigode, está de sobreaviso e pode integrar uma nova formação no jogo de amanhã, já que o técnico Abel Braga armou inicialmente a equipe com três atacantes - treinaram também Marques e Rinaldo.

O técnico Luiz Felipe Scolari aguarda apenas o retorno dos três jogadores que integraram a Seleção Brasileira nos amistosos contra Estados Unidos e México para escalar a equipe. Caso tenham condições de jogo, o goleiro Bosco, o zagueiro Cris e o volante Ricardinho devem ser confirmados como titulares no clássico de amanhã. O atacante Marcelo Ramos, que reclamou de pancada na parte posterior do joelho direito na vitória de 2 a 1 sobre a URT, quarta-feira, foi liberado e está à disposição.

Alexandre confia na equipe, mas não arrisca palpite

O armador Alexandre é um dos mais motivados, no Atlético, para o clássico decisivo de amanhã contra o Cruzeiro. Jogador importante no esquema tático do técnico Abel Braga, ele não arrisca uma palpite sobre o jogo. “A equipe do Cruzeiro é muito boa, e o Atlético também tem um grande time, tem condições de superar o adversário", afirmou.

Com a possível volta de Lincoln ao time, Alexandre ficará mais à vontade na armação de jogadas. “O Rolete é um jogador mais de marcação e, com isso, somente eu vinha atuando na armação. O retorno de Lincoln alivia um pouco, porque ele também é armador, o que aumenta a qualidade do meio-campo", explicou Alexandre, que espera que a equipe do Atlético confirme no clássico de amanhã a boa fase que está atravessando.

Para ele, sua preocupação é exclusivamente com o Atlético e, por isso, não está interessado em saber da situação do adversário, que precisa da vitória. “Não temos que comentar o que se passa no Cruzeiro. Precisamos cumprir nossas obrigações, para chegar em campo e fazer o melhor. O que acontece na Toca da Raposa e de responsabilidade deles", disse Alexandre.

O armador diz que o Atlético, por ter a vantagem do empate, precisa saber administrá-la. “Nossa equipe não é de jogar na retranca. Temos a vantagem e isso não nos impede de atacar."

Alexandre reconhece que, nos dois jogos anteriores _ o primeiro pela Copa Sul-Minas e o segundo pelo Campeonato Mineiro _, que terminaram empatados em 1 a 1, o Atlético saiu na frente, mas permitiu a reação do Cruzeiro. Para ele, isso aconteceu porque o adversário cresceu de produção. “Quando um time está perdendo, é normal que ele corra atrás de um resultado melhor. No caso do Cruzeiro, foi assim, e não porque tenhamos recuado. Eles colocaram três atacantes e conseguiram o empate", justificou.

Renovação

O advogado Renan Kfuri, que representa Lincoln nas negociações com o Atlético para a renovação com o armador, garantiu que já houve um acordo e o novo contrato será assinado hoje. Lincoln deve disputar o clássico contra o Cruzeiro, amanhã.

Dores ameaçam a escalação do artilheiro Guilherme

O artilheiro Guilherme é dúvida para o clássico decisivo de amanhã, contra o Cruzeiro. Há alguns dias, o atacante vinha sentindo dores na coxa esquerda, mas, aparentemente, estava suportando a lesão e treinando normalmente. Durante o coletivo de ontem à tarde, no Centro de Treinamentos, em Vespasiano, ele sentiu dores mais fortes no local e deixou o campo na metade do treinamento. Valdir Bigode entrou em seu lugar e fica de sobreaviso, caso o titular não tenha condições para enfrentar o Cruzeiro.

O médico Rodrigo Lasmar esclareceu que a situação de Guilherme preocupa. Segundo ele, o atacante ficará em observação hoje e amanhã. A escalação do artilheiro do time da Copa Sul-Minas, com sete gols, é uma dúvida que o técnico Abel Braga deve levar para o vestiário do Mineirão.

No treino de ontem a surpresa ficou por conta da presença de Rinaldo na equipe titular, formada com três atacantes. Com isso, o lateral-direito Cicinho foi para a equipe reserva. O time titular ficou bastante ofensivo e criou várias oportunidades de gols. No entanto, é pouco provável que o técnico Abel Braga confirme o Atlético com três atacantes amanhã.

Na verdade, o treinador está estudando duas situações de jogo para o clássico. Se o técnico do Cruzeiro, Luiz Felipe Scolari, escalar a sua equipe com três atacantes, o técnico do Atlético deverá fazer o mesmo, para tentar explorar os contra-ataques.

Arbitragem

A indicação do árbitro paulista Paulo César de Oliveira para apitar o clássico decisivo de amanhã pelas semifinais da Copa Sul-Minas, contra o Cruzeiro, agradou a diretoria do Atlético. Para o presidente do clube, Nélio Brant Magalhães, o árbitro faz parte de uma relação que ele não vetaria para dirigir a partida.

“Eu cheguei a declarar que a Comissão de Arbitragem da CBF tem bons árbitros e, que se indicados, nos deixariam tranqüilos quanto ao bom desempenho na partida. E o Paulo César de Oliveira é um deles. Desejo que ele tenha uma boa sorte no jogo", disse Nélio Brant que não chegou a sugerir qualquer nome ao presidente da Comissão de Arbitragem, Armando Marques.

Para Marcelo Ramos, vitória vai acabar com pressão

Uma vitória amanhã sobre o Atlético e a classificação para a final da Copa Sul-Minas serão primordiais para superar, de vez, o clima de desconfiança que toma conta da torcida do Cruzeiro. Esta é a opinião do experiente atacante Marcelo Ramos, que já disputou 19 clássicos e sabe bem como é importante uma vitória sobre o arqui-rival. Principalmente às vésperas da Copa Libertadores da América - o Cruzeiro estréia terça-feira, contra o Sporting Cristal, no Peru.

“Será crucial vencer o Atlético. Aí, tudo melhora. Eu saio na rua e o torcedor está me cobrando. Ele tem consciência de que o time não está bem. E nós também. Temos que melhorar, pois o chefe (Luiz Felipe Scolari) não está gostando. Mas ele confia no grupo", comenta Marcelo Ramos, já prevendo as conseqüências, caso o Cruzeiro seja derrotado.

“Se não formos bem, teremos que agüentar a pressão. Mas sempre foi assim. No Cruzeiro, nunca se vive momentos de paz completa, sem cobranças. E a resposta que podemos dar é dentro de campo", ressalta o atacante, que tem o currículo recheado com os nove gols que já marcou em cima do Atlético em mais de cinco anos jogando com a camisa do Cruzeiro.

Opinião semelhante tem outro atacante: Geovanni. “Será muito importante vencer o Atlético. Primeiro, para garantir vaga na final. E, segundo, para dar mais confiança na estréia na Libertadores, na terça-feira", observou.

Novidades

A inscrição para a Libertadores termina às 17 horas de hoje e, na lista de 25 jogadores, o Cruzeiro poderá apresentar uma novidade. É o atacante Alessandro, de 27 anos, que estava na reserva do Fluminense. Os dois clubes acertaram troca entre Alessandro e o colombiano Viveros, por empréstimo. Mas a assinatura do contrato de empréstimo até junho só será concretizada se Alessandro resolver um problema financeiro pendente com o Fluminense.

O goleiro André, afastado desde agosto dos treinos por causa de uma cirurgia no joelho direito, voltou ontem aos treinamentos e estará entre os inscritos para a Libertadores.

Jogadores negam problemas de relacionamento

A polêmica gerada pela troca da faixa de capitão no clássico de sábado, pelo Campeonato Mineiro, quando o zagueiro Cléber teria se recusado a recebê-la de Marcus Vinícius, que acabou passando-a para Sorín, pode ser um exemplo da desunião entre jogadores do Cruzeiro, alardeada pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados na Toca da Raposa seria a falta de afinidade entre titulares e reservas e o excesso de individualismo, que estaria dificultando uma boa campanha da equipe neste início de temporada.

Mas os jogadores se apressam em negar qualquer desavença. O volante Marcus Vinícius, um dos pivôs da polêmica de sábado passado, garante que não houve problema algum durante o clássico. “Eu nem me lembro bem para quem passei a faixa. Acho que foi para o Marquinhos (Marcos Paulo). E não acredito que o Cléber faria por maldade ou com a intenção de prejudicar alguém", comentou.

Na opinião de Marcus Vinícius, no Cruzeiro não pode haver problema semelhante. Ele acredita que, por disputar várias competições ao mesmo tempo e dispor de um grupo de qualidade, a equipe precisa ter mais de um jogador em condições de carregar a faixa de capitão. “Todos precisam ter liderança dentro de campo, cobrando sempre do outro. Além disso, a escolha é do treinador", ressaltou o volante.

O armador Jackson também garante que o clima do Cruzeiro “é dos melhores" e que não há problema de relacionamento entre os jogadores, o que poderia estar refletindo em fracas atuações na temporada. “Se tivesse algum problema interno, de relacionamento, eu seria o primeiro a falar", afirmou Jackson. “O único problema é o entrosamento dentro de campo. Mas que será rapidamente obtido com a seqüência de jogos da mesma formação", ponderou.

Uniforme

O Cruzeiro apresentou ontem o novo uniforme para a Copa Libertadores da América, que inclui também roupas de treino e de viagem. A sua estréia será na terça-feira, na primeira partida do Cruzeiro na competição sul-americana, contra o Sporting Cristal, no Peru. Foi apresentado também o novo material de divulgação do clube, com um CD-Rom em formato de cartão que será enviado para a imprensa, inclusive, da Europa.



Hoje em Dia


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Atlético-MG
Atlético-MG quer esquecer a vantagem na Sul-Minas
Velloso comemora marcação do clássico contra Cruzeiro
Atlético-MG peita chefão do tapetão
Ramon tromba com Abel e pára na reserva do Atlético-MG
Veja lista completa
Cruzeiro
Cruzeiro e Fluminense acertam troca de jogadores
Cruzeiro define time para a Libertadores
Cruzeiro lança uniforme número três
Colombianos apitam jogos de Cruzeiro e Palmeiras na Libertadores
Veja lista completa
Copa Sul-Minas
Atlético-MG quer esquecer a vantagem na Sul-Minas
Velloso comemora marcação do clássico contra Cruzeiro
Coritiba sonha agora com o título da Sul-Minas
Coritiba vence Grêmio e vai à final da Sul-Minas
Veja lista completa