CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senadores denunciam Eurico, Luxemburgo e clubes
Terça-feira, 13 Fevereiro de 2001, 21h47
Atualizada: Terça-feira, 13 Fevereiro de 2001, 21h48

Rio - Os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR) e Geraldo Althoff (PFL-SC), respectivamente presidente e relator da CPI do Senado, que investiga supostas irregularidades no futebol brasileiro, se encontraram na tarde desta terça-feira com o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, para entregar a ele denúncias contra o presidente eleito do Vasco, Eurico Miranda, dirigentes do Flamengo, o ex-técnico da Seleção Brasileira Wanderley Luxemburgo e os clubes Grêmio e Internacional.

Caso Brindeiro acolha as denúncias, essas pessoas e clubes deverão ser processadas pela Advocacia Geral da União (AGU).

Contra Eurico foram entregues denúncias sobre o cheque do Vasco em dólar, que ele trocou no câmbio paralelo por Real, sem registro no Banco Central, e sobre a documentação referente ao patrimônio construído pelo dirigente vascaíno, que segundo reportagem exibida no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, é maior do que a renda declarada por Eurico.

Sobre Wanderley Luxemburgo, os senadores querem investigar a procuração dada pelo treinador a terceiros para movimentar uma conta que ele possui no exterior.

Em relação aos dirigentes do Flamengo, os senadores querem que seja apurado o porquê dos valores referentes às negociações envolvendo os jogadores Gamarra, Petkovic e Tuta não terem sido registrados no Brasil. O clube carioca alega que o dinheiro destas transações nunca entrou no país, pois essas negociações foram feitas no exterior, e dessa forma não há necessidade de registro no Banco Central.

Contra Grêmio e Internacional pesam acusações de negociações de jogadores com clubes do exterior, sem que nada tenha sido registrado no Banco Central.

Álvaro Dias lembrou que a entrega de denúncias à Procuradoria Geral e a AGU são práticas comuns no fim das CPIs, mas diante dos indícios de tantas irregularidades, os senadores preferiram adiantar este processo. “Geralmente esta etapa acontece no fim das CPIs, mas como há fortes indícios de irregularidades nas movimentações bancárias no exterior, preferimos antecipar a entrega das denúncias. Acredito que a AGU vai acolher o nosso pedido e investigar estes casos”, afirmou Álvaro.

O próximo passo da CPI é aguardar para ver se a AGU vai acolher as denúncias dos senadores. Mas a tendência é que isso aconteça, pois um acordo assinado entre Brasil e Estados Unidos exige que denúncias deste tipo sejam apuradas, pois se referem ao sistema bancário de outros países.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
Juan Figger cai em contradição na CPI
Brasileiro acusa time francês por passaporte falso
Ex-dirigentes do Vasco vão à CPI do Senado
Empresários serão ouvidos na CPI durante a semana
Veja lista completa
Wanderley Luxemburgo
Com ajuda de Luxemburgo, Karina consegue manter Marta em Jundiaí
Luxemburgo vai bancar time de basquete
Leão dá 'mordida' em Wanderley Luxemburgo
Luxemburgo cai no samba e chora com a Gaviões
Veja lista completa
Eurico Miranda
Oposição do Vasco vai à CPI denunciar Eurico
Globo chama Eurico de leviano e irresponsável
Eurico vai ao Ratinho e volta a atacar Globo
CPI encontra ligação de Eurico com empresário de Ronaldo
Veja lista completa