CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Quero ser treinador de homens”, diz Renê Simões
Terça-feira, 30 Janeiro de 2001, 03h10

São Paulo - Treinos diferenciados, aprimoramento das deficiências, comissão técnica atuante, alimentação adequada e muita psicologia. Estes são alguns dos expedientes que o técnico Renê Simões vem lançando mão nos treinos da Portuguesa desde que chegou ao Canindé, há pouco mais de um mês.

O resultado, pelo menos por enquanto, está longe de decepcionar a torcida rubro-verde. A Lusa lidera o Paulistão, com o melhor saldo de gols. Em dois jogos foram dez gols marcados e três sofridos.

Renê Simões entrega o segredo do sucesso. “Não quero ser treinador de futebol, quero ser treinador de homens”, diz o Forrest Gump do Canindé, que adora contar histórias aos jogadores.

“Elas servem para ilustrar as mensagens que pretendo passar. Eles entendem com mais facilidade assim. Temos que falar a linguagem do jogador de futebol”, explica.

E o técnico vai mais além. Renê aponta a alegria dos jogadores nos treinos como fator fundamental para os bons resultados. “Em um dia normal nós temos três períodos de oito horas cada. No primeiro, dormimos; no segundo, trabalhamos; e, no terceiro, fazemos outras coisas. Se os jogadores não trabalharem com alegria, o rendimento deles cai nos outros dois períodos. Quero jogadores motivados aqui”, disse Renê, que pôs em prática alguns treinamentos um tanto quanto exóticos na Lusa.

Em um dos coletivos, Renê faz com que os atletas joguem em duplas (de mão dadas) para desenvolver a cooperação, o posicionamento e o diálogo.

Em outro treinamento, os atletas jogam com o meião abaixado na "perna boa" e o outro meião levantado na "perna ruim". O jogador só pode tocar na bola com a perna cuja meia está levantada, ou seja, terá que aprimorar as deficiências.

A comissão técnica da Lusa nunca esteve tão atuante. Todos participam dos treinos com o novo técnico, que procura ouvir a opinião de cada um. Os atletas tomam café da manhã e almoçam no clube. Também são acompanhados de perto por um médico, uma nutricionista e um médico fisiologista. A exigência é do técnico Renê Simões.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Portuguesa
Só Elson tira o sono da Portuguesa
Jogadores da Lusa comemoram timidamente
Palmeiras é goleado e Luxemburgo pode chegar
Último jogo entre Lusa e Palmeiras teve trocas de acusações
Veja lista completa