CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pelotas pode garantir 1ª vaga para próxima fase do Gauchão
Domingo, 28 Janeiro de 2001, 10h12
Atualizada: Domingo, 28 Janeiro de 2001, 10h46

Rio - O time de melhor campanha no Gauchão 2001 entra em campo neste domingo disposto a conquistar a primeira vaga no octogonal final do campeonato.

Líder isolado com 16 pontos, o invicto Pelotas enfrenta o Guarani-VA, em Venâncio Aires, sétimo colocado. Mais cinco jogos serão disputados neste domingo, a partir das 18h.

Uma vitória garante a classificação antecipada do Pelotas para a próxima fase. Apostando na conquista dos três pontos, o técnico Guilherme Macuglia deverá escalar todos os titulares para a partida no Estádio Edmundo Feix.

O meio-campo Jorge, um dos goleadores do time, com três gols, é a única dúvida de Macuglia. O jogador levou uma pancada na perna direita contra o Santo Ângelo e sua escalação é incerta.

Único time do Gauchão a jogar no esquema 3-5-2 – com três zagueiros, dois alas e apenas um volante de contenção – o Pelotas tem no sistema tático a principal virtude. Atacando e defendendo em bloco, a equipe não tem um destaque individual.

"Montamos o esquema de acordo com as características de cada um, mas variamos a cada jogo", revela Macuglia, ex-centroavante do Grêmio de 1982 a 1984.

Dos 15 gols marcados, cinco foram de jogadores de defesa, cinco por atacantes e cinco pelos meio-campistas. O goleiro Rafael, o líbero João Miguel, o ala Pedrinho, o meia Jorge e o atacante Assis formam a espinha dorsal do time.

"O segredo é o posicionamento quando estamos sem a bola", revela João Miguel, ex-júnior do Inter e com passagem de dois anos pelo Necaxa, do México.

O sucesso do time, em contraste com a magra folha de pagamento – em torno de R$ 30 mil – já está rendendo ao Pelotas comparações com o São Caetano, vice-campeão e surpresa da Copa João Havelange. Com uma política racional na administração e funcional no futebol, a comissão técnica conseguiu conjugar saúde financeira com futebol de qualidade. Para viabilizar o projeto, o clube saneou as dívidas, contratou jogadores desconhecidos e começou a pré-temporada 50 dias antes da estréia.

"Preferimos trabalhar com homens do que com jogadores de nome. Reafirmamos isso ao grupo, usando o São Caetano como exemplo", conta Macuglia.

Agência RBS


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Pelotas
Pelotas joga para manter a liderança do Gaúcho
Pelotas vence fora de casa e reassume liderança do Gauchão
Líder Pelotas contrasta com fase ruim do Brasil
Veja lista completa
Campeonato Gaúcho
PSG topa pagar R$ 12 mi por Ronaldinho
Esportivo goleia São Paulo e toma a ponta no Gaúcho
Esportivo enfrenta São Paulo pelo Gauchão
Warley comemora maior liberdade para atacar
Veja lista completa