CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vasco derrota São Caetano e é campeão da JH
Quinta-feira, 18 Janeiro de 2001, 18h00
Atualizada: Sexta-feira, 19 Janeiro de 2001, 10h23

São Paulo - O futebol brasileiro enfim conheceu o campeão nacional de 2000. Em partida realizada na tarde desta quinta-feira, no Maracanã, após decisão do Supremo Tribunal da Justiça Desportiva (STJD), o Vasco derrotou o São Caetano por 3 a 1 -gols de Juninho, Jorginho Paulista e Romário, com Adãozinho descontando- e conquistou a Copa João Havelange, seu quarto título brasileiro (74/89/97/00). Romário, com 20 gols e vice-artilheiro da Copa JH (Adhemar, com 22, foi o artilheiro) comemorou pela primeira vez um título brasileiro.

Após muita bagunça, envolvimento até da CPI do Futebol, possibilidade de o título da Copa João Havelange ser dividido e jogadores entrando de férias e tendo de se reapresentar antes do iníco da temporada de 2001 -o que gerou protesto do Sindicato dos Jogadores- Vasco e São Caetano entraram em campo para decidir quem seria o campeão da competição. A equipe carioca, sem patrocínio desde o fim do contrato com a Ace (da Proctor & Gamble), exibiu o uniforme com o logotipo do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), em represália à Rede Globo.

E a exemplo da partida de 30 de dezembro de 2000, interrompida aos 23 minutos do primeiro tempo por causa da queda do alambrado em São Januário, o Azulão começou dominando a partida. Com chutes de esquerdinha, aos 3 minutos, e Adãzinho, aos 6, o São Caetano chegou facilmente ao gol de Helton, que defendeu sem maiores problemas. Aos 8, César cruzou da esquerda, a zaga vascaína falhou e Odvan, na entrada da pequena área, derrubou Wágner, que ficaria cara a cara com Helton. Pênalti não marcado pelo Márcio Rezende de Freitas.

Três minutos depois, César fez boa jogada e rolou para Adhemar soltar a bomba. A bola desviou no próprio lateral-esquerdo e saiu com perigo, à esquerda. Com 20 minutos de jogo, o São Caetano já havia concluído dez vezes a gol, contra nenhum chute do Vasco, que criou a primeira boa oportunidada aos 22. Juninho Paulista fez ótimo lançamento na direita para Euller, que cortou Daniel da jogada e chutou com perigo, com a bola passando rente à trave esquerda de Silvio Luis. Aos 29, na segunda conclusão a gol, o Vasco abriu o placar. Juninho Paulista tocou na direita para Romário, que rolou para Juninho acertar o ângulo esquerdo, sem defesa para o goleiro do São Caetano. O meia, que está se despedindo do Vasco, ainda sem ter acertado com outro clube, comemorou de maneira discreta ao coro de "Fica" da torcida vascaína.

Foi o suficiente para o jogo ficar mais equilibrado, com o Vasco arriscando mais e aproveitando os espaços deixados pelo São Caetano em seu campo de defesa. Mas apesar de uma maior ofensividade vascaína, o Azulão não demorou a chegar ao empate. Aos 36, Adhemar rolou para trás e Adãozinho soltou a bomba no canto esquerdo de Helton, marcando um belo gol. Aos 38, Romário aproveitou confusão na área e colocou no canto esquerdo, com a bola saindo próxima à trave. E não houve tempo para o Azulão respirar. Um minuto depois, a zaga paulista errou ao fazer a linha de impedimento e Juninho Paulista tocou na esquerda para Jorginho Paulista, dentro da área, chutar na saída de Silvio Luis. Vasco 2 a 1.

Com o segundo gol vascaíno, acabava a possibilidade de uma disputa por pênaltis e o São Caetano, passando a jogar por qualquer resultado de empate, partiu para cima. Apesar de chegar bem no ataque, a equipe paulista insistia em tabelar pelo meio, explorando pouco as laterais, e os chutes de fora da área já não levavam mais tanto perigo. Aos 7, o castigo. Juninho Paulista lançou na direita para Romário, que ganhou de Serginho dentro da área e chutou forte para fazer o terceiro gol do Vasco.

Aos 12, Odvan quase fez contra ao tentar cortar de cabeça um cruzamento. Mas nada que pudesse desesperar a torcida vascaína, que com menos de 20 minutos já ensaiava os primeiros gritos de "É campeão!". Com um confortável resultado parcial, a equipe carioca passou a se defender e tocar a bola com maior tranqüilidade e explorar os contra-ataques. O São Caetano, ainda dominando a partida e com maior posse de bola, se desesperava conforme o tempo passava e errava um número cada vez maior de passes no meio-campo.

Mesmo a mudança feita no intervalo por Jair Picerni, tirando Esquerdinha para a entrada de Zinho, surtiu efeito algum. O Vasco, que arriscava muito menos, chegava com mais perigo. Aos 32, Euller desceu pela direita e rolou na área para Romário, que driblou Daniel e tocou de bico para a defesa parcial de Silvio Luiz. No rebote, Euller completou para o gol mas foi marcado corretamente o impedimento do atacante vascaíno.

Bastou para a equipe do São Caetano se entregar, enquanto o Vasco tocava a bola de forma despretensiosa, mas já considerando-se campeão brasileiro de 2000. Com os jogadores do Azulão apáticos dentro de campo - Japinha, contrado pelo Bahia; Claudecir, pelo Palmeiras; e Adhemar, pelo Stuttgart, da Alemanha, fazendo sua despedida do time do ABC paulista - foi só esperar pelo apito final de Márcio Rezende de Freitas.

No final da partida, vários torcedores invadiram o campo pelo vestiário do Vasco. Eles carregaram Romário nos braços e abriram uma bandeira no meio do gramado.

A primeira partida da final havia terminado empatada em 1 a 1, no estádio do Parque Antártica, em São Paulo. No segundo confronto, em 30 de dezembro, um tumulto na arquibancada causou a queda de parte do alambrado do estádio de São Januário, deixando cerca de 150 feridos e causando a interrupção do jogo.

Depois de uma reunião do Clube dos 13, entidade que organizou o campeonato, e de votação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ficou decidido que uma terceira partida decidiria o campeão da Copa João Havelange.

Vasco e São Caetano estão confirmados na Copa Libertadores deste ano. Os outros representantes brasileiros são Palmeiras e Cruzeiro.

Este é o quarto título nacional do Vasco, que já havia ganho em 1974, 89 e 97.

Vasco
 
São Caetano
3
1
 
Ficha Técnica
Local Maracanã
Público Não divulgado
Renda Não divulgada
Cartão
amarelo
Euller, Juninho, Romário (Vasco); Serginho, César, Gilmar, Claudecir (São Caetano)
Cartão
vermelho
Nenhum
Gols Vasco: Juninho (29min), Jorginho Paulista (39min), Romário (52min) São Caetano: Adãzinho (36min)
Juiz Márcio Rezende de Freitas
Vasco Helton, Clebson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Nasa, Jorginho (Henrique, 64min), Juninho (Paulo Miranda, 46min) e Juninho Paulista (Pedrinho, 87min); Euller e Romário. Técnico: Joel Santana
São Caetano Silvio Luis, Japinha (Gilmar, 66min), Daniel, Serginho e César; Claudecir, Adãozinho, Esquerdinha (Zinho, 59min) e Aílton (Leto, 78min); Wágner e Adhemar. Técnico: Jair Picerni


Redação Terra, France Presse e L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Copa JH - reta final
Juninho Pernambucano e Felipe se despedem do Vasco
Joel Santana se livra da sombra dos Estaduais
Vasco diminui a vantagem paulista em brasileiros
Vasco jogou nos nossos erros, diz técnico do São Caetano
Veja lista completa
Vasco
Juninho Pernambucano e Felipe se despedem do Vasco
É pedida a cassação do mandato de Eurico Miranda
Joel Santana se livra da sombra dos Estaduais
Vasco jogou nos nossos erros, diz técnico do São Caetano
Veja lista completa
São Caetano
Vasco jogou nos nossos erros, diz técnico do São Caetano
Vascaínos elogiam o São Caetano
Jorginho lamenta ter derrotado um clube da Segunda Divisão
Adhemar reclama de desgaste físico
Veja lista completa