CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dirigente do Grêmio troca farpas com Felipão
Sexta-feira, 08 Dezembro de 2000, 19h11
Atualizada: Sexta-feira, 08 Dezembro de 2000, 19h12

Porto Alegre - Reagindo às declarações do técnico do Cruzeiro, Luiz Felipe Scolari, em relação ao seu treinador, Celso Roth, e ao Grêmio, o vice-presidente de futebol do clube, Vicente Martins, chamou Felipão de "admirador" do ex-ditador chileno Augusto Pinochet". Scolari disse que, se o Cruzeiro vier a se encontrar com o Grêmio na final da Copa João Havelange irá "dividir no pescoço". Foi o que afirmou ao jornal Zero Hora, da capital gaúcha.

Nesta sexta-feira, o mesmo jornal publicou matéria em que Martins, depois de observar que Scolari tem o direito de defender suas convicções, rebateu no mesmo nível: "(Scolari) já fez isso com relação ao ditador Augusto Pinochet, de quem é admirador. Ele tem o direito de gostar de ditadores".

O jornal recordou que, em 1998, Felipão manifestou certa simpatia pelas ações do ex-ditador chileno, acusado de genocídio. Para o técnico, hoje no Cruzeiro, Pinochet teria feito, no máximo, "uma retaliaçãozinha" contra seus adversários. No período Pinochet, iniciado com o golpe de Estado de 1973 contra o presidente eleito Salvador Allende, milhares de pessoas foram perseguidas e torturadas e muitas delas acabaram assassinadas.

As escaramuças de Scolari com o Grêmio começaram na fase anterior quando o técnico irritou-se com uma opinião de Roth. Ao participar do programa Super Técnico, da TV Bandeirantes, Roth foi indagado sobre quem seria o favorito entre Cruzeiro e Internacional para seguir adiante na João Havelange. Sua resposta de que seria o Cruzeiro desgostou Felipão, que retrucou acima do tom. Deu entrevistas chamando o técnico gremista de "falso malandro", acusando-o de menosprezar o Inter, clube que o projetou, e demonstrando um aborrecimento surpreendente. Questionado, Roth procurou sempre esvaziar a discussão, assegurando ser amigo de Felipão e defendendo seu direito de gostar ou não das declarações.

Felipão provocou, porém, novo desconforto. Para alfinetar o provável adversário - do qual continua tendo a admiração da torcida e que levou à várias conquistas nacionais e internacionais de 1994 a 1996 - o gremista assumido Scolari disse que gostaria de, no futuro, treinar a equipe do Beira-Rio, por quem torce sua mulher, Olga. E, no caso de uma final contra o ex-clube, advertiu que dividirá "no pescoço".

Amigos e ex-comandados de Felipão, que continuam no Olímpico, caso dos jogadores Paulo Nunes e Roger, e do preparador físico Paulo Paixão, minimizaram o impacto do palavreado de Scolari, argumentando que esta é uma forma que o técnico usa para estimular seu time.

Zinho continua em tratamento médico e os demais jogadores apenas treinam à espera de São Caetano ou Palmeiras. Os gremistas estão divididos sobre para quem devem torcer. Boa parte acha que o Palmeiras deve ganhar porque, assim, o Grêmio já estará garantido na próxima Copa Libertadores da América. Outros torcedores acham que o time chegará à final da Copa João Havelange superando qualquer dos dois adversários - e portanto também à Libertadores - mas que o São Caetano seria menos complicado de enfrentar.



Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Grêmio
Astrada diz que não joga “nem morto” no Boca
Ronaldinho joga futuro nas mãos de Deus
Grêmio poupa Zinho e Warley de treino
Cartola do Grêmio detona Felipão
Veja lista completa
Felipão
Cartola do Grêmio detona Felipão
Felipão tromba com o pupilo Roth
De olho em Tóquio 2001, Felipão cobra lateral
Felipão comemora com vitória de carrascos argentinos no Mundial
Veja lista completa
Cruzeiro
Cruzeiro nega interesse por Vampeta
Cruzeiro entra na briga por Vampeta
Cartola do Grêmio detona Felipão
Felipão sonha em fazer final com o Grêmio
Veja lista completa