CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Leão e Roth obtêm sucesso após ‘troca de empregos’
Quarta-feira, 29 Novembro de 2000, 16h07
Atualizada: Quarta-feira, 29 Novembro de 2000, 16h08

Rio - No começo deste ano Emerson Leão era o treinador do Grêmio e Celso Roth dirigia o Sport. No entanto, ambos não conseguiram sucesso e acabaram não resistindo aos maus resultados. Agora, nas quartas-de-final da Copa João Havelange, os dois técnicos serão adversários e protagonizam uma interessante coincidência: Leão está à frente do Sport e Roth do Grêmio.

Contratado no início desta temporada para dirigir o time na Copa Sul-Minas e tentar recuperar o título gaúcho, Emerson Leão chegou ao Grêmio tendo como mais recente credencial o fato de, no ano anterior, ter livrado o Inter, arqui-rival gremista, do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

No entanto, a péssima campanha na Copa Sul-Minas deixou-o com o cargo à perigo e, após uma excursão à Europa onde os resultados não corresponderam à expectativa da diretoria, Leão foi afastado do cargo.

Temperamental, Leão deixou o clube reclamando de salários atrasados e motivou uma tentativa de movimento do Clube dos 13 para que os treinadores que tivessem ações na justiça contra os clubes não fossem contratados por nenhum deles.

No entanto, Leão acabou acertando com o Sport, clube pelo qual encerrou a carreira de jogador e iniciou a de técnico com a brilhante conquista do Módulo Amarelo da Copa União, em 87. Este título deu ao time pernambucano a oportunidade de disputar da Taça Libertadores pela primeira vez em sua história.

Por este passado, a diretoria do Sport pensou na volta de Leão para comandar o time no Campeonato Pernambucano e posteriormente na Copa João Havelange. O clube acabara de demitir Celso Roth devido a dois insucessos: a eliminação da Copa do Brasil pelo América-RN e a perda do segundo turno do Campeonato Pernambucano para o arqui-rival Santa Cruz.

Leão não só levou o Rubro-Negro à conquista do inédito pentacampeonato pernambucano como classificou o time às oitavas-de-final da Copa João Havelange como a segunda melhor equipe da competição. Seu trabalho foi tão bom que levou-o ao cargo de treinador da Seleção Brasileira, função que exerce até hoje e à qual se dedicará exclusivamente no próximo ano.

A saída de Celso Roth do Sport foi devido aos insucessos no estadual e Copa do Brasil, mas o treinador deu ao clube o inédito título da Copa Nordeste, após bater o Vitória na decisão. Após deixar Recife, ficou sem clube durante algum tempo até ser chamado pelo Grêmio, clube pelo qual conquistou a Copa Sul em 99.

Ele substituiu Antônio Lopes no Tricolor gaúcho na terceira rodada da Copa João Havelange e, a exemplo do que havia feito no Campeonato Brasileiro de 1998, tirou o time das últimas colocações na tabela e classificou-o para a segunda fase da competição.

A recuperação da equipe credencia Roth a continuar à frente do time no próximo campeonato gaúcho, mesmo que o time não vença a Copa JH. Apesar de desfrutar de muito prestígio com a torcida gremista, ele projetou-se nacionalmente como treinador dirigindo o Inter, maior rival do Grêmio, pelo qual conquistou o título gaúcho de 1997.

Antes disso, porém, foi auxiliar-técnico de Luiz Felipe Scolari no Tricolor dos pampas. Apesar de dividirem uma trajetória vitoriosa nos dois clubes, Leão e Roth têm certeza de uma coisa: só um deles seguirá adiante na Copa João Havelange.

L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Sport
Grêmio tem problemas na zaga e Sport treina pontaria
Sport tem um problema para pegar o Grêmio
Leão perde o sono com falta de mira do Sport
Grêmio se empenha para manter Roth contra Sport
Veja lista completa
Grêmio
Felipão tromba com o pupilo Roth
Roth esperá medico para definir Grêmio
Grêmio tem problemas na zaga e Sport treina pontaria
Gaúchos se dão bem no tribunal
Veja lista completa
Copa JH - reta final
Vasco rasga o regulamento e diz que tem vantagem
Roth esperá medico para definir Grêmio
Picerni diz que São Caetano sonha em ser grande
Internautas colocam Levir Culpi na parede na estréia do Esportes Show
Veja lista completa