CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambucano volta a ter dois turnos
Sábado, 04 Novembro de 2000, 12h04

Recife - A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) aprovou sexta-feira, em reunião com os representantes dos clubes, a fórmula para a disputa do Campeonato Pernambucado da primeira divisão de 2001. A proposta escolhida prevê a realização do certame, de 21 de janeiro a 9 de junho, em dois turnos, sendo o primeiro com jogos de ida e volta entre as dez equipes e o segundo, um hexagonal com os seis melhores classificados, também com ida e volta, além de um quadrangular entre os quatro últimos do primeiro turno para decidir o rebaixamento.

A novidade ficou por conta da adoção do sistema de bonificação para o campeão e o vice e para o sétimo e o oitavo no primeiro turno.

De acordo com esse sistema, usado pela primeira vez em Pernambuco, o campeão do primeiro turno entra no hexagonal já com três pontos, enquanto o vice fica com dois. O sétimo e o oitavo colocados também garantem vantagem no quadrangular da morte, recebendo, respectivamente, três e dois pontos. "É uma forma de sermos mais justos com os clubes de melhor desempenho.

No ano passado, o Unibol terminou o segundo turno com seis pontos a mais que os outros do quadrangular, e quase foi rebaixado", explicou o vice-presidente da FPF José Joaquim.

A fórmula aprovada não corresponde a nenhuma das quatro propostas apresentadas na primeira reunião, realizada na última terça-feira. "Na verdade, é uma mistura de todas essas idéias", revelou José Joaquim. Apesar disso, a fórmula final foi a preferida por sete dos dez clubes, discordando apenas AGA e Unibol. O Porto não enviou representante.

A polêmica na reunião coube à proposta encaminhada pelo Central e encampada por Náutico e Santa Cruz, de introduzir um sistema de distribuição de pontos com três para a vitória, dois para empates com gols, um para empate sem gols e zero para a derrota. O presidente do Sport, Luciano Bivar, assumiu a voz contrária. "O estatuto do CBDF não permite a diferenciação de empates com gols e sem gols. Não podemos bater de frente com uma instância superior", sentenciou. Com a não resolução do impasse, José Joaquim ficou de consultar a CBF a respeito da possibilidade da adoção desse sistema. Caso a resposta seja positiva, a idéia será colocada novamente em votação.

Ainda de acordo com José Joaquim, a fórmula aprovada visa dar mais emoção ao campeonato, com o retorno do sistema de dois turnos, em vez dos três dos últimos anos. "A disputa vai ficar mais centralizada em duas equipes", comentou o dirigente, que já deve começar neste sábado a elaborar as normas da competição, como os critérios de desempate, que serão discutidas e votadas em nova reunião, marcada para a próxima sexta-feira.

Diário de Pernambuco


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Campeonato Pernambucano
Clubes tentam definir regras do Pernambucano
Veja lista completa