CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Surpresas são a tônica da maratona
Domingo, 01 Outubro de 2000, 02h20

Sydney - Começou há instantes (2h deste domingo, horário de Brasília) a prova da maratona, que outorgará as três últimas medalhas dos XXVII Jogos Olímpicos de Sydney. A competição poderá registrar várias surpresas, em especial se continuar o forte calor - estudos feitos por universidades australianas concluíram que a temperatura e o clima têm, pelo menos, a mesma influência para definir o vencedor da prova dos 42.195 km como a preparação de cada atleta.

Os prognósticos apontam entre os fortes candidatos a ganhar medalha o sul-africano Josia Thugwane – de apenas 46 kg e 1,45m de altura - o queniano Eric Wainaina – medalha de bronze em Atlanta’96 – o mexicano Benjamin Paredes, oitavo colocado nos últimos Jogos olímpicos, sem esquecer do espanhol Abel Anton, bicampeão mundial, que tentará a façanha de se converter no primeiro campeão mundial a vencer a maratona olímpica. As esperanças brasileiras são Eder Fialho, Vaderlei Cordeiro de Lima, Osmiro de Souza.

Suas chances não podem ser desprezadas, já que através da história, mais que qualquer outra prova, a maratona tem se mostrado a mais imprevisível do programa olímpico. Na primeira edição, em 1896, o vencedor foi um desconhecido pastor de ovelhas grego – Spyridon Louis – premiado pelo governo grego com um burro e pelos barbeiros de Atenas com corte de cabelos gratuito pelo resto da sua vida. Posteriormente, o estádio olímpico de Atenas foi rebatizado com seu nome.

Outro momento inesquecível da prova foi a chegada nos jogos de 1908, quando o italiano Dorando Pietri cruzou a linha de chegada amparado por um fiscal e foi desclassificado.

Em 1948, em Londres, o corredor belga liderou por mais da metade da prova sendo ultrapassado do estádio de Wembley pelo argentino Delfor Cabrera. Bikila Abebe, membro da guarda pessoal do rei Haile Selassie da Etiópia, surpreendeu todo mundo ao vencer a edição dos Jogos de Roma, em 1960. Além de desconhecido, Abebe corria descalço, apesar do forte calor do verão romano.

Quatro anos mais tarde, em Tóquio, o etíope venceu novamente e se tornou o primeiro atleta a vencer a maratona em duas edições consecutivas.



Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Atletismo
30/09 - 23:30
Atletismo brasileiro faz balanço positivo
30/09 - 15:32
Técnico do revezamento não fica satisfeito com a prata
30/09 - 15:09
Claudinei é ouro por alguns segundos em Sydney
30/09 - 14:46
Para Quirino, medalha vale ouro



Veja lista completa
Atletismo
30/09 - 08:08
Mulher Maravilha leva o terceiro ouro nos 4x400
30/09 - 08:08
Norueguesa vence o lançamento de dardo
30/09 - 07:43
Etíope fica com o ouro nos 5.000m
30/09 - 06:30
“Nem vi o cubano”, conta Claudinei



Veja lista completa