CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Iatistas brasileiros admitem erro de estratégia
Sábado, 30 Setembro de 2000, 03h28

Sydney - Com cinco pontos de vantagem sobre os oponentes antes da última regata, os brasileiros Torben Grael e Marcelo Ferreira acabaram deixando escapar a medalha de ouro na Classe Star do iatismo, e tiveram de se contentar com o bronze. Depois da prova, os dois, além de Lars Grael, irmão de Torben e técnico da equipe, analisaram os erros que impediram o Brasil de subir pela segunda vez consecutiva ao alto do pódio (em 1996, Marcelo e Torben ficaram com o ouro).

Ainda assim, eles se mostraram contentes com o resultado. A medalha foi a quarta de Torben Grael em uma Olimpíadas - além deste bronze, e do ouro em Atlanta, ele conquistara antes a prata (na classe Soling) em 1984, e o bronze (Star) em 88.

O treinador Lars Grael reconheceu que houve uma falha de estratégia, e elogiou os americanos, que ficaram com o título. “Estados Unidos e Nova Zelândia erraram a largada, mas voltaram e largaram novamente, pagando punição. O problema dos brasileiros foi não ter percebido a largada queimada. Como eles seguiram na competição, acabaram sendo penalizados. Além disso, houve uma decisão tática errada, pois Torben e Marcelo saíram contra o vento, pegando o vento pela esquerda, enquanto o correto teria sido pegá-lo pela direita. O resultado não foi injusto, pois os americanos tiveram uma recuperação excelente depois da largada errada. Além disso, o décimo lugar não nos daria o ouro”, afirmou, se referindo á colocação em que chegaram Torben Grael e Marcelo Ferreira.

Seu irmão se disse feliz com o bronze, mas lamentou ter queimado a largada (a linha de partida é imaginária). “ Estou contente por ter conquistado minha quarta medalha em cinco participações em Olimpíadas. Ter quatro medalhas olímpicas é uma marca muito difícil. Estou feliz também por ter ajudado o iatismo a chegar a sua 12ª medalha olímpica, passando o atletismo. Eu não esperava queimar a largada, embora soubesse que estávamos no limite. Foi um grande resultado”, disse Torben, que é o atleta brasileiro com maior número de medalhas olímpicas.

Marcelo Ferreira também demonstrou felicidade com mais uma conquista, e avisou que vai torcer para que o cavaleiro Rodrigo Pessoa fique com o ouro no hipismo. “Estou muito feliz com essa medalha, que é um resultado excelente. Eu seria maluco se estivesse decepcionado com uma medalha olímpica. O que aconteceu na última regata foi mesmo um erro de estratégia. Como já tínhamos garantido o bronze ontem, partimos para ganhar o ouro com vitória na última regata. Dou parabéns à equipe americana, que foi muito competente. Não foi sorte deles, mas a escolha de uma tática excelente.” Marcelo disse ainda que tem esperanças que o esporte ganhe mais adeptos no Brasil, principalmente entre as mulheres: - Agora, espero que o iatismo cresça com esses resultados aqui em Sydney. Não acho que eu, Torben e Robert precisemos de investimentos, pois já estamos bastante "velhinhos". Acho necessário, sim, um maior investimento no iatismo feminino, que ainda tem muito a crescer. É uma maravilha ganhar medalha nas Olimpíadas. Vou comemorar e relaxar com meus amigos e parentes. Amanhã, estarei na torcida para que o Rodrigo Pessoa ganhe o primeiro ouro para o Brasil em Sydney.

L!Sportpress

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Vela
30/09 - 02:07
Lars Grael vê falha na atitude do irmão, Torben
30/09 - 01:55
Brasileiro termina em 11º na Finn
30/09 - 01:19
Grã-Bretanha ganha seu terceiro ouro no iatismo
30/09 - 00:30
Brasileiros deixam ouro escapar na vela



Veja lista completa
Vela
30/09 - 02:07
Lars Grael vê falha na atitude do irmão, Torben
30/09 - 01:55
Brasileiro termina em 11º na Finn
30/09 - 00:30
Brasileiros deixam ouro escapar na vela
30/09 - 00:05
EUA levam vantagem após 4ª bóia na Star



Veja lista completa