CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
'Tartaruga' africana se junta a estrelas do esporte
Quarta-feira, 27 Setembro de 2000, 01h50

Sydney - Eric ``Enguia'' Moussambani deve ter pensado que morreu e chegou ao paraíso.

Primeiro, foi surfar em Bondi Beach, ``detonando'' as ondas com um sorriso no rosto. Depois, encontrou seu herói, o nadador australiano Michael Klim.

Eric, o perdedor mais famoso das Olimpíadas de Sydney, estava estupefato. ``É realmente um momento muito especial para mim'', disse ao sair do mar para encontrar Klim, num festival de surfe e vôlei na praia mais famosa da Austrália, onde muita gente usava camisetas com a inscrição Eric ``a enguia'' Moussambani. ``Você é um homem famoso'', disse Klim a Moussambani. ``Eu não tenho uma camiseta com meu nome estampado.''

Moussambani, que fez o pior tempo nos 100 metros em toda a história olímpica, simplesmente não acreditava no que estava acontecendo.

Há duas semanas ele era apenas mais um desconhecido da Guiné Equatorial. Agora era um surfista descolado curtindo com as superestrelas de seu esporte. Os fãs faziam fila para pegar um autógrafo.

Figura tímida e modesta, ``a enguia'' está desfrutando seus quinze minutos de fama. Mas sabe que o circo armado pela mídia vai deixar a cidade em breve, e sua lenda de valente perdedor ficará confinada à história olímpica.

``Mas isso foi muito importante para mim e para o meu país'', disse Moussambani, educadamente posando para fotos com admiradores.

Ainda se acostumando à condição de celebridade do momento, disse: ``Depois da corrida, fui fazer compras. Pensei que pudesse caminhar incógnito pelas ruas. Mas fiquei dando autógrafos. Adorei a maneira como o povo australiano reagiu.''

Agora, Moussambani, que treinou numa piscina de 20 metros de um hotel, está procurando um treinador e gostaria de praticar em algum país estrangeiro. Ainda não recebeu propostas, mas disse: ``Definitivamente gostaria de ir para as Olimpíadas de Atenas.''

Em Bondi, Eric jogou vôlei contra o campeão olímpico americano Lenny Krayzelburg. ``Eu realmente admiro Eric. Olimpíada é para isso'', disse Krayzelburg.

Eric então seguiu para as ondas. Na primeira tentativa, ficou em pé na prancha por dois segundos. Seu instrutor, Tony Morley, ficou impressionado. ``Ele foi muito natural. Estou impressionado. Ele sorriu o tempo todo''.

A lenda da natação Jenny Thompson concordou: ``Ele levantou por dois segundos -- melhor do que eu''. Para Eric, o homem que ficou famoso por terminar em último, a vida não poderia ficar melhor.

Reuters

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

Histórias Inusitadas
26/09 - 03:21
Site oficial dos Jogos atrai bilhões de acessos
26/09 - 03:00
Baía de Sydney pode ter sido invadida por tubarões brancos
25/09 - 07:28
'Bela adormecida' acorda para ganhar o ouro nos 5.000 m
24/09 - 04:34
Coelhinha da Playboy garante ouro na ginástica



Veja lista completa