CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular
 



NOTÍCIAS
 
Quirino preparado para os 200 metros
Segunda-feira, 25 Setembro de 2000, 13h00

Sydney - O velocista Claudinei Quirino, vice-campeão mundial dos 200 metros rasos, inicia a partir das 20h05 desta segunda-feira (horário de Brasília) a caminhada rumo ao maior desafio de sua carreira: a conquista de uma medalha nos 200 metros da Olimpíada de Sydney. Maior destaque do atletismo brasileiro na temporada passada, Claudinei, campeão do circuito Grand Prix da Federação Internacional, terá a companhia de André Domingos na disputa da especialidade.

Com 88 atletas inscritos na prova, quatro "tiros" separam Claudinei da primeira etapa até a final. Por isso, o velocista paulista, de 29 anos, opta pela cautela em suas declarações. Nem mesmo a ausência dos dois maiores favoritos ao ouro - os norte-americanos Michael Johnson e Maurice Greene - deixa o velocista entusiasmado. "Não adianta falar sobre adversários numa prova como esta", comenta Claudinei, que não esconde de ninguém que se sente pressionado pela cobrança de resultados.

"Tenho de fazer a minha parte: entrar na pista e fazer o melhor que eu puder”. Dono de quatro medalhas no Pan-Americano de Winnipeg - ouro nos 200 e nos revezamentos 4 x 100 e 4 x 400 m, e bronze nos 100 metros -, o brasileiro quer enfrentar o desafio em partes, competindo em cada uma das etapas da Olimpíada como se fosse uma decisão. "Não posso pensar na semifinal ou na final antes de passar por duas eliminatórias", observa o corredor, nascido em Lençóis Paulista, criado num orfanato em Pirajuí, e que mora em Presidente Prudente. "Estou bem treinado e pronto para competir”.

Claudinei tem mostrado boa evolução desde que começou a treinar com o técnico Jayme Netto Júnior, em 1991, em Prudente. Das primeiras competições, nas quais conseguia tempos superiores aos 21 segundos, ao seu recorde sul-americano, de 19s89, o atleta teve de treinar muito e superar diversas lesões, comuns no esporte de alto nível. Este ano, mesmo sem contusões, ainda não obteve marcas excepcionais. O seu melhor resultado foi 20s23, obtido no Rio Grand Prix Brasil de Atletismo, em maio, no Rio.

A maior dificuldade enfrentada pelo velocista está longe das pistas. Criado sem a companhia de familiares, Claudinei tem dificuldades de relacionamento, tanto pessoal como profissional. Para tentar contornar a situação, contava com o auxílio da terapia psicológica. Antes de viajar para a Austrália, porém, rompeu com sua analista. "Ela estava querendo saber muito de minha vida", limita-se a explicar. "Vou resolver meus problemas sozinho”.

Na pista do Estádio Olímpico, os adversários do brasileiro têm nome e sobrenome. Os principais são Ato Boldon, de Trinidad e Tobago, vice-campeão olímpico dos 100 metros rasos, Obadele Thompson, de Barbados, bronze nos 100 metros, e os norte-americanos John Capel, Floyd Heart e Coby Miller, além do nigeriano Francis Abikwelu.

André Domingos, de 27 anos, disputa a primeira temporada tendo a prova dos 200 metros rasos como mais importante. Até o ano passado, dedicava-se mais aos 100 metros. "Eu e o Jayme (o treinador) resolvemos investir nos 200 por acharmos que tenho maiores possibilidades de obter melhores resultados entre os melhores atletas do mundo", observa o velocista, integrante da equipe brasileira, medalha de bronze no revezamento 4 x 100 metros rasos em Atlanta, em 1996. "Acho que estou bem, em condições de conseguir um bom tempo”. André tem a oitava marca entre os inscritos para a Olimpíada, com 20s17, tempo obtido no dia 1º de julho com a ajuda da altitude da Cidade do México.

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal


SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Atletismo
25/09 - 12:29
Mais dois casos de doping de atletas norte-americanos
25/09 - 12:03
Maurren quer chegar à final e conseguir reconhecimento
25/09 - 11:03
Romena quebra recorde olímpico nos 5.000m
25/09 - 11:03
Romena quebra recorde olímpico nos 5.000m



Veja lista completa
Atletismo
25/09 - 12:29
Mais dois casos de doping de atletas norte-americanos
25/09 - 12:03
Maurren quer chegar à final e conseguir reconhecimento
25/09 - 10:25
Sanderlei recupera reputação em Sydney
25/09 - 09:33
Osmar Santos é eliminado nos 800 m



Veja lista completa