CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.










 


  Se você é assinante da Telefônica Celular - RS, clique aqui para receber as notícias dos jogos olímpicos diretamente no seu celular










NOTÍCIAS
 
Camilo comemora medalha com discrição
Segunda-feira, 18 Setembro de 2000, 17h31

Sydney - O judoca peso leve Tiago Camilo comemorou com discrição a medalha de prata conquistada na noite desta segunda-feira - a 2ª do Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney. Ao final da luta contra o italiano Giuseppe Madaloni, ele deixou o tatame chorando muito, inconformado com o resultado.

"Droga, droga....", dizia ele ao encaminhar-se para o vestiário. O brasileiro só passou a sorrir demonstrando satisfação pelo desempenho, durante a cerimonia de premiação. No pódio passou a exibir com orgulho a medalha, mas demonstrou a naturalidade de um veterano, apesar de ser o mais novo atleta da competição com apenas 18 anos. "Eu sabia que tinha condições", resumiu.

"Ele não ficou satisfeito com a prata. Isso mostra que ele tem personalidade, caráter", disse o treinador de Tiago, Geraldo Bernardes. Para o treinador Tiago Camilo é um "fenômeno". Em entrevista coletiva tumultuada Tiago disse estar feliz por ter conquistado a medalha. "Estou muito feliz e ofereço esse prêmio a minha família que sempre me deu apoio e aos meus técnicos", disse ele. A trajetória de Tiago em busca da medalha teve uma característica comum ele começou perdendo todas as 4 lutas e conseguiu reverter. Só não foi feliz no 5º e decisivo combate.

Na final, quando estava em desvantagem, tentou um golpe que poderia terminar com a luta, mas acabou levando um contragolpe do italiano. Ele não acha que foi precipitado. "Eu tinha que arriscar e fui pra cima dele, mas infelizmente levei um contragolpe, isso faz parte do judô", disse revelando maturidade.

Bernardes explica que pelo fato de Tiago ter um preparo físico privilegiado optou por uma estratégia arriscada. "A idéia era essa mesma manter a luta até perto dos 2 minutos e definir no minuto final, quando o adversário já está mais cansado", explicou o treinador. Para ele, a medalha de prata de Tiago tira um peso das costas dos judocas brasileiros.

"Para nós é um alívio, a partir de agora já não temos mais obrigação de ganhar", disse. Esta é a quinta Olimpíada consecutiva em que o judô dá medalhas ao Brasil. Thiago começou no judô muito cedo, aos 5 anos em Tupã, interior de São Paulo, onde nasceu, mais tarde foi aprimorar a técnica no Projeto Futuro - um programa de excelência no esporte mantido pelo governo paulista. Já foi campeão mundial juvenil e júnior. Hoje além do judô faz a faculdade de fisioterapia.

Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Judô
Sydney: Medalhas