São Paulo - O russo Marat Safin derrotou o norte-americano Todd Martin por 3 sets a 0, neste sábado, e garantiu presença na final masculina do US Open. As parciais foram 6/3, 7/6 (7/4) e 7/6 (7/1).
O russo pega agora o norte-americano Pete Sampras, que derrotou Lleyton neste sábado. A final está marcada para domingo.
Com o resultado, Safin ficou prestes a ultrapassar Guga na Lista de Entrada. Se o russo, atual 7° colocado, for campeão do torneio no domingo, Guga cai de segundo para terceiro no ranking, que conta os resultados das últimas 52 semanas. O brasileiro também está ameaçado na Corrida dos Campeões, que avalia apenas os resultados deste ano.
O russo começou melhor contra Martin no primeiro set. Conseguiu duas quebras, contra uma do norte-americano, e fechou em 6/3 em 33min, sem sobressaltos.
O segundo set foi mais equilibrado. Safin conseguiu uma quebra e parecia dominar, mas Martin devolveu e conseguiu levar a decisão para o tie break, finalmente vencido por Safin por 7/4. O set durou 52min.
A terceira série começou equilibrada, sem quebras de saque. Ela só aconteceria no sexto game, quando Safin aproveitou um break point. Mas o norte-americano, 32° na Lista de Entrada, conseguiu devolver logo em seguida, novamente ressuscitando no jogo quando já haviam sido jogados 1h54min. A partir daí, eles continuaram confirmando seu serviço até novo tie break, que Safin venceu facilmente por 7/1.