PUBLICIDADE

O reinado incomparável do São João de Caruaru

Não é apenas mania de grandeza, mas todo mundo já sabe que Caruaru tem o Maior e Melhor São João do Mundo

15 jun 2024 - 14h09
Compartilhar
Exibir comentários
São João de Caruaru
São João de Caruaru
Foto: Léo Caldas/Especial para o Terra

Se engana quem pensa que o São João de Caruaru e toda a movimentação tão falada, é apenas sobre o que acontece na área de 44 mil metros quadrados do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, que também conta com um imponente palco de 20,5 metros e é uma importante vitrine para o meio artístico. Sim, por si só, essa estrutura e tudo que acontece por lá, já é fantástico, mas não é só isso. Essa grandeza é espalhada e divide o brilho com outros 27 polos, sendo 13 na zona rural e 14 na zona urbana, que agradam todos os públicos. Um grande destaque esse ano, também fica por conta dos dois novos polos, de pífanos e bacamarte, que fortalecem e deixam viva a memória da riqueza cultural que marca muitas famílias da região. 

A festividade, que em 2024 conta com 72 dias reservados no calendário de todo mundo que sabe o que é festa boa de verdade, começou há quase dois meses, com o famoso “São João na Roça”, levando uma estrutura que transformava cada área rural escolhida, em um polo festivo. A ideia de shows itinerantes agradou desde os mais jovens, até os que são saudosos, das décadas passadas. 

A verdade é que o município de Caruaru, se veste inteiro, de ponta a ponta, com cores, luzes, balões, muitas fogueiras e uma gastronomia de deixar qualquer parte do país babando. Os saborosos e desejados exemplos, são as pamonhas, canjicas, milhos gourmetizados e os caldinhos de diversos sabores que esquentam e fortalecem para a maratona de uma festa que ninguém quer que termine, mesmo que mês inteiro, seja de muita chuva. É que a Capital do Forró, situada no Agreste de Pernambuco, ainda entrega aos turistas e próprios filhos da terra, entre os meses de junho à setembro, um clima tão agradável que mais parece envolver e convidar para dançar um bom forrozinho.

São por esses e tantos outros atributos, que “meio mundo de gente”, ruma o caminho da Princesinha do Agreste, por estes dias juninos. Uma coisa é fato entre as falas dos caruaruenses: Bebeu a água de Caruaru, não deixa mais de vir aqui. E eu digo mais, ao leitor arretado que acompanha esse conteúdo: Se você ousar pisar nessa terra que respira forró e cultura, eu não me responsabilizo pelo seu desejo de estar por cá, arrastando o pé e batendo o ponto todo ano, junto com a gente. Cuida que ainda dá tempo de conhecer ou reencontrar esse amor que ninguém esquece. O São João segue até o dia 29 de junho e ainda tem muita coisa pra aproveitar por aqui.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade