PUBLICIDADE

Comprar na Black Friday ou esperar a Cyber Monday?

Questão depende das necessidades de compra individuais, apontam especialistas ouvidos pelo Terra

21 nov 2023 - 05h00
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Cyber Monday: o que é e quando acontece?:

Aproveitar logo a Black Friday ou aguardar um pouco mais pela Cyber Monday? Este pode ser um dilema para os consumidores que querem aproveitar os eventos promocionais que acontecem nos dias 24 e 27 de novembro, respectivamente. A questão depende das necessidades de compra individuais, apontam especialistas ouvidos pelo Terra.

Não há dúvidas de que a Black Friday tem mais destaque do que a Cyber Monday no Brasil. A primeira data acumula anúncios de promoção desde o início do mês e já é conhecida pela maior parte dos brasileiros que pretendem aproveitá-la.

Black Friday ou Cyber Monday?
Black Friday ou Cyber Monday?
Foto: Freepik

Como ressalta o professor de Marketing e Publicidade Fábio Caim, “não são todas as lojas que assumem a Cyber Monday” no País. Além de ter uma menor popularidade, a segunda-feira seguinte à sexta-feira de ofertas geralmente limita-se aos e-commerces, ou seja, às lojas virtuais.

Por outro lado, as lojas brasileiras especializadas em eletrônicos estão tentando alavancar a Cyber Monday. De acordo com o professor de Finanças da FGV Henrique Cardoso, esta pode ser uma oportunidade vantajosa para aqueles consumidores que estão de olho em dispositivos tecnológicos e de informática

“Tem que ficar no radar do consumidor porque o produto que o interessa nessa categoria pode não estar com um preço tão bom na sexta-feira, mas entrar em promoção na segunda-feira”, sugere.

Popular no Brasil, Black Friday tem origem voltada às lojas físicas
Popular no Brasil, Black Friday tem origem voltada às lojas físicas
Foto: Hélvio Romero/Estadão / Estadão

Atrasados da Black Friday

Costuma deixar tudo tudo para a última hora? A Cyber Monday é perfeita para você. “Uma boa  parcela dos consumidores vão, efetivamente, comprar depois. Talvez porque a pessoa tem uma certa rejeição à Black Friday ou não teve tempo, não se atentou, mas o marketing da data não deixa de impactar, e o desejo ou a lembrança podem surgir depois”, completa Fábio Caim.

Em alguns casos, os preços caem ainda mais na Cyber Monday para tentar atrair os consumidores que esperavam maiores descontos durante a Black Friday. Talvez seja um bom momento para comprar aquele produto que ainda não coube no orçamento planejado para a ocasião. No entanto, existe o risco de não encontrar os produtos desejados devido ao esgotamento de estoques na Black Friday.

Lojas de eletrônicos tentam alavancar Cyber Monday no Brasil; data é voltada para e-commerce
Lojas de eletrônicos tentam alavancar Cyber Monday no Brasil; data é voltada para e-commerce
Foto: Pexels / Tecmundo

Para os pequenos empreendedores, a indicação do mentor de negócios Carlos Busch é focar na Black Friday, uma vez que esta possui um apelo comercial mais forte e é mais voltada para as lojas físicas. No entanto, isso não impede que eles aproveitem o barulho das promoções para realizar ações estratégicas e participar ativamente da Cyber Monday.

Em ambas as datas, a professora de Comportamento do Consumidor na ESPM Paula Sauer lembra: os consumidores devem permanecer atentos e tomar precauções para evitar armadilhas e golpes. A pesquisa cuidadosa de preços e produtos, e a certificação da autenticidade das ofertas são fundamentais para garantir uma experiência segura e vantajosa tanto na Black Friday quanto na Cyber Monday.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade