Black Friday 2025: conheça a lista do Procon-SP com sites a serem evitados
Órgão de defesa do consumidor informa que já recebeu mais de 1,5 mil reclamações referentes a ofertas de Black Friday
Ainda não é o dia oficial, mas muitos descontos, promoções e cupons já estão valendo para a Black Friday 2025. Contudo, os consumidores também precisam ficar atentos, pois, no desejo de aproveitar as promoções, eles podem acabar caindo em golpes.
Para ajudar os consumidores a escolherem lojas confiáveis para suas compras pela internet, o Procon-SP mantém uma lista de sites que devem ser evitados. Esses endereços tiveram reclamações de consumidores registradas pelo órgão, mas, procuradas, não responderam ou não foram encontradas. Veja na tabela a seguir. A última atualização feita pelo Procon-SP foi no dia 3 de setembro de 2025.
Como muitos sites e lojas costumam antecipar os descontos da Black Friday durante o mês de novembro, o Procon-SP já recebeu 1.533 reclamações no mês referentes à data até a última quarta-feira, 26.
As reclamações mais comuns são problemas na entrega (472), cancelamento da compra após finalização (209), produto entregue incompleto, danificado ou diferente (155) e descontos falsos (155), de acordo com o órgão de defesa do consumidor.