PUBLICIDADE

Yellen diz que os EUA e a Europa devem responder conjuntamente ao excesso de capacidade industrial da China

21 mai 2024 - 08h24
Compartilhar
Exibir comentários

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta terça-feira que os Estados Unidos e a Europa precisam responder às políticas industriais da China de uma "maneira estratégica e unida" para manter os fabricantes viáveis em ambos os lados do Atlântico.

Em comentários sobre a importância da aliança entre os EUA e a Europa em Frankfurt, Yellen disse que o excesso de capacidade industrial da China ameaça as empresas norte-americanas e europeias, bem como o desenvolvimento industrial dos países de mercados emergentes.

"A política industrial da China pode parecer remota enquanto estamos sentados aqui nesta sala, mas se não respondermos estrategicamente e de forma unida, a viabilidade das empresas em nossos países e em todo o mundo pode estar em risco", disse ela.

Seus comentários foram feitos uma semana após o governo Biden ter anunciado novas tarifas sobre veículos elétricos (EVs), produtos solares, semicondutores, peças de baterias, aço e outros setores estratégicos da China.

Em abril, ela havia alertado autoridades chinesas que os EUA não aceitariam o excesso de fabricação desses produtos, que inundariam os mercados globais com exportações baratas.

Yellen disse que a União Europeia e outros países estão tomando medidas semelhantes para usar suas próprias autoridades para investigar possíveis soluções comerciais para os EVs chineses e outros produtos.

Yellen também pediu que a Europa e os EUA se unam contra a agressão russa e o "apoio ao terrorismo" iraniano, incluindo um acordo sobre uma maneira de desbloquear cerca de 300 bilhões de dólares em ativos soberanos russos congelados para ajudar a Ucrânia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade