0

Saiba como ler em voz alta com segurança e expressividade

Sabendo que essas são dúvidas de muitos de nossos leitores, dedicamos a nossa conversa de hoje para este importante assunto.

19 jun 2019
09h00
  • separator
  • comentários

Olá, Speaker! Como você está?

Situações de exposição de fala são cada vez mais comuns e têm demandas diferentes, que dependem do contexto, do público e até mesmo do conteúdo a ser exposto.

Se você acompanha nossas postagens, sabe que sempre frisamos a importância das etapas prévias de preparação para uma exposição oral, que ajudam a familiarizar-se com o conteúdo e diminuir consideravelmente a necessidade de ler durante a fala.

Sempre que possível, evitar recorrer a esse recurso – o de ler o conteúdo da sua fala durante uma exposição oral – é uma opção eficaz, já que torna a apresentação em público mais chamativa e natural. No entanto, em alguns casos, será preciso ler (ainda que apenas uma parte) e, para esses momentos, é imprescindível saber fazer isso da forma mais segura e expressiva!

Sabendo que essas são dúvidas de muitos de nossos leitores, dedicamos a nossa conversa de hoje para abordar técnicas que impulsionam a leitura em voz alta, com ênfase nas situações que podem demandar esse tipo de abordagem. Boa leitura!

Foto: Shutterstock

Ler ou não ler: eis a questão!

Nas apresentações em público, o contato visual é parte importante. Essa é uma das razões pelas quais evitar ler o conteúdo na íntegra ou mesmo anotações em um papel e textos nos slides é importante.

No entanto, existem situações específicas nas quais, geralmente, o comunicador costuma ler o que deseja transmitir aos demais. São contextos em que esse hábito é culturalmente comum (como ler discurso de formatura, por exemplo) ou mesmo em apresentações ou reuniões, quando, por alguma razão, isso se faz necessário.

Independente de qual é o contexto, é preciso saber como ler com segurança e expressividade, afinal, se a leitura não for assim, poderá, inclusive, prejudicar toda a apresentação, discurso ou quaisquer outros tipos de situações de exposição de fala.

Como ler em voz alta com mais segurança e expressividade?

Vejamos as principais técnicas para aprimorar a forma como lemos em voz alta para aplicá-las quando for necessário:

Esteja familiarizado com o texto

Deixar para ler o texto pela primeira vez quando já estiver em frente ao seu público é um grande erro. Para ganhar mais segurança e, assim, conseguir mais expressividade, é indispensável praticar a leitura com antecedência, conhecer as palavras mais difíceis e a pontuação das frases.

Encontre um ritmo de fala confortável

Na hora de ler em voz alta, é importante saber como usar a própria voz, já que ela também é uma ferramenta comunicativa. Encontrar um volume adequado e, principalmente, conseguir falar numa velocidade confortável tanto para você, comunicador, quanto para a sua audiência é um cuidado essencial.

Harmonize a leitura com suas expressões faciais e gestos

Ler um conteúdo durante a sua fala não quer dizer adotar um tom mecânico. Pelo contrário! Para reter a atenção das pessoas e dar mais expressividade ao que você está lendo, a harmonia entre o que diz e as suas expressões faciais precisa existir. Além disso, saber como gesticular durante essa leitura também será um diferencial.

Procure fazer contato visual com o público

A comunicação entre as pessoas acontece através de diversos modos e se compõe por um conjunto de linguagens verbal e não-verbal. Quando pensamos na linguagem não-verbal, o contato visual é um dos elementos mais importantes. Para ler algo, temos que cortar esse contato com o público. Por isso, utilizar as pausas para recuperar esse contato precisa estar entre as suas habilidades na hora de ler em voz alta. Essa é uma forma de tornar a sua leitura mais expressiva, criar uma relação com o público, dar mais emoção ao que está sendo dito e também identificar as reações da sua audiência.

Saber falar em público e conhecer as técnicas para ler com segurança e expressividade quando necessário são habilidades que se desenvolvem com a prática e os conhecimentos requisitados.

Para saber mais sobre nossos treinamentos em oratória, em contato com a The Speaker!

 

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/reuniao-apresentacao-publico/

The Speaker
  • separator
  • comentários
publicidade