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O que comunicação tem a ver com liderança estratégica?

Você já ouviu o termo liderança estratégica? Se está imerso no ambiente corporativo, é muito provável que sim.

11 nov 2019 - 08h00
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Olá, Speaker!

Você já ouviu o termo liderança estratégica? Se está imerso no ambiente corporativo, é muito provável que sim.

Sempre se falou muito sobre liderança, mas, cada vez mais, entende-se que ser um líder envolve uma série de habilidades e competências, todas condizentes com o cenário da empresa, com o mercado e com as características do gestor.

Liderança estratégica é, portanto, uma forma inteligente de ser líder, de ser um gestor. Nesse sentido, as competências e habilidades são aplicadas com o intuito de traçar um plano de negócios efetivo e que seja, ao mesmo tempo, um modo inteligente e eficaz de lidar com as pessoas, com o chamado “capital humano”.

Ok, mas o que a comunicação tem a ver com tudo isso? Entre as competências e habilidades das quais falei ali em cima, uma das que têm maior destaque é a comunicação. Afinal, tanto a comunicação externa (do gestor com outras empresas, clientes e investidores) quanto a comunicação interna (entre líderes e liderados) serão fatores fundamentais para o crescimento e bom rendimento de uma empresa.

Foto: Shutterstock

Como atua um líder estratégico?

Um líder é, sem dúvidas, um formador de opinião, uma pessoa que inspira os demais através de suas ações e de suas palavras.

O líder atual – que aplica a liderança estratégica em sua forma de gestão – está comprometido com a eficiência e com os resultados, mas também (e em grande parte) com a qualidade e o valor que são entregues aos seus liderados e aos seus clientes.

Líderes estratégicos logram formar equipes com profissionais bem diversificados e com know-hows complementares, potencializando, em cada liderado, o que há de melhor. Ao contrário de mecanizar as relações de trabalho, o líder estratégico dialoga com sua equipe de liderados e, ao fazer isso, cria o alinhamento entre objetivos principais e coletivos.

Nesse sentido, líderes estratégicos:

- Aplicam competências da liderança e da gestão de forma inteligente

- Enfatizam o valor humano e a ética de trabalho em suas organizações

- Sabem estabelecer metas e estratégias para alcançá-las

- Prezam pela comunicação e entendem a importância das soft skills

E como é a comunicação de um líder estratégico?

Pelo que vimos até aqui, não é difícil mensurar a enorme importância da comunicação para a liderança estratégica, certo? Mas de que maneira se comunica um líder estratégico? Vejamos a seguir!

- Eliminam ruídos na comunicação interna

Líderes estratégicos entendem como os problemas na comunicação interna de uma empresa prejudicam o rendimento do grupo de trabalho. Por isso mesmo, estabelecem um diálogo claro, eliminando ruídos na comunicação que em nada contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da equipe.

- Criam e fortalecem o alinhamento empresarial

Ter um alinhamento empresarial é um dos desafios dos gestores das grandes e pequenas organizações. Quando líderes e liderados estão alinhados, mantendo, entre si, objetivos comuns e discursos que representam a marca de forma condizente com o que ela é, isso se faz sentir no diálogo externo. Em outras palavras, fortalecer o alinhamento empresarial é, ao mesmo tempo, fortalecer também as relações externas com clientes, investidores e outras marcas.

- Falam de forma clara, concisa e honesta

Líderes estratégicos sabem abordar os mais variados assuntos de uma forma assertiva. Mais que isso, procuram manter a transparência em suas ações, decisões e discurso. Dessa maneira, garantem valores éticos a serem reproduzidos por seus liderados e evitam problemas, tais como mal-entendidos ou informações equivocadas.

- Demonstram sua paixão pelo que fazem

Uma das características mais marcantes dos líderes é, sem dúvida, a paixão e o entusiasmo que sentem e demonstram. Por isso mesmo, essas pessoas são tão inspiradoras para os demais. Tudo isso é demonstrado através de ações, de palavras e do comportamento que assumem. Nesse sentido, dominar a linguagem não-verbal é também uma característica e uma competência dos líderes estratégicos.

Um erro muito comum é pensar que liderança é algo “que vem de berço”. Não é tão simples assim. Liderança é uma competência, uma habilidade. Os líderes de sucesso que você admira se aprimoraram ao longo tempo para garantir todas as habilidades que possuem e, ainda hoje, estão em constante aprendizado. Pense nisso!

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/feedback-gestor-erros/

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