0

Nervoso com o TCC chegando? Confira dicas de oratória

Esteja preparado para o maior desafio de um universitário.

17 out 2017
18h31
atualizado em 18/10/2017 às 08h00
  • separator
  • comentários

Olá, Speakers! Tudo bem com vocês? 

A nossa conversa de hoje é sobre um assunto que deixa muita gente de cabelo em pé: o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como o bom e velho TCC!  

Esse é um dos momentos mais importantes na vida de praticamente todos os estudantes universitários, não é verdade? Afinal, é a hora de encerrar a trajetória acadêmica e deixar um bom nome na faculdade.  

Os alunos passam, em média, um ano (às vezes, mais) escrevendo a monografia, mas são poucos os que se lembram de se dedicar também à oratória. E esse, meus caros Speakers, é um grande erro.  

A apresentação oral do TCC é importantíssima para garantir uma boa nota na banca. É esse o momento em que o aluno tem a oportunidade de estar frente à frente com seus avaliadores e expor sua ideia, defender sua pesquisa e completar o que escreveu na monografia.  

Dominar a oratória é essencial em todos os aspectos de nossa vida. No TCC, ser um bom comunicador é ainda mais importante. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosíssimas sobre oratória e TCC, com sugestões e técnicas pensadas especificamente para quem vai passar pela banca. Confira! 

Seja criativo e evite repetir excessivamente o que está na monografia 

Uma das principais particularidades do TCC é que o público – ou seja, os avaliadores da banca – já tiveram acesso à sua monografia antes da defesa oral. Numa apresentação comum, geralmente todo o conteúdo (ou grande parte dele) é novo para a plateia, o que torna mais fácil prender a atenção de quem está assistindo. 

A maioria das faculdades entrega uma versão por escrito da monografia na semana que antecede a banca. Por isso, os avaliadores costumam lembrar com clareza o que já foi dito pelo aluno, assim como as citações e os argumentos utilizados. 

Na hora de apresentar o seu TCC, tente trazer outra abordagem para apresentar a sua monografia. Obviamente, é preciso manter a coerência entre o que está escrito e a sua fala, mas você pode fazer isso usando outros recursos, como vídeos e fotografias.  

O que estamos dizendo é: sim, você terá que fazer um resumão da sua monografia, mas você pode fazer isso de uma forma mais interessante, usando todos os recursos que uma apresentação oral te permite.  

 Assista a outras bancas na sua universidade 

As bancas de TCC são abertas ao público em praticamente todas as universidades do país. Por isso, uma das melhores formas de se acostumar com o modelo das apresentações e conhecer os avaliadores é assistindo a outras bancas.  

Procure o calendário acadêmico e selecione defesas que tenham temáticas parecidas à do seu trabalho. Se possível, vá a bancas dos seus futuros avaliadores: isso o ajudará a ver o que eles costumam cobrar com mais ênfase na apresentação.  

Outro ponto positivo de ir a outras bancas é que você pode se inspirar e aprender com erros e acertos de seus colegas. Por exemplo: se alguém usou um programa de apresentação de slides super legal, você pode pedir indicação desse programa e usá-lo em sua própria banca. Ótimo, não é? 

Faça um roteiro de apresentação 

Essa dica ajuda bastante a ter uma ótima apresentação de TCC. E, como você já tem tudo escrito na monografia, fazer um roteiro não será nada complicado.  

Defina os assuntos principais de sua apresentação, lembrando de seguir o mesmo caminho que a monografia, usando Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.  

Comece a sua apresentação de um jeito interessante, despertando o interesse dos seus avaliadores. Desenvolva o tema com argumentos curtos e bem pensados e sempre traga dados ou opiniões de especialistas para confirmar o que você disser.  

Para terminar, apresente suas conclusões e explique os motivos que fazem com que o seu trabalho seja importante. Uma conclusão desse tipo desperta a empatia e conquista a opinião de seus avaliadores.  

Para o roteiro, tente escrever as palavras-chave dos tópicos que você vai seguir. Não escreva os tópicos em parágrafos longos e NUNCA leia esse roteiro em voz alta, use-o apenas como um guia, para evitar que você se perca na sua apresentação.  

Foto: Profa. Juliana Moreira

Treine a sua apresentação com antecedência 

Esse passo é muito válido em qualquer tipo de apresentação, mas é especialmente importante em TCCs. Sabem por quê? O aluno passa meses (e até anos) estudando o mesmo tema, então, quando chega a hora de se apresentar, ele tende a pensar que não é preciso treinar a sua fala porque “já sabe tudo sobre o assunto”. 

Speakers, esse é um grande perigo em apresentações de TCC. Não confie na sorte, treine a sua apresentação! Ok, você já sabe bastante sobre o seu tema e isso é ótimo. O que acontece, amigos, é que nem sempre saber muito sobre um assunto significa saber falar BEM sobre ele.  

Treine a sua apresentação usando o roteiro sobre o qual conversamos no item anterior. Se possível, grave a sua fala e escute: isso ajuda a identificar erros e acertos da sua defesa. Uma dica importante é não decorar as falas, mas treinar o suficiente para não se perder no meio da apresentação, certo?  

Preste atenção na sua imagem 

Um erro muito comum na hora de apresentar um TCC é não dar a devida atenção à sua imagem. Os alunos costumam pensar que, como já conhecem os seus professores e, provavelmente, já têm algum tipo de proximidade com eles, podem apresentar o TCC da mesma forma como apresentaram qualquer trabalho em sala de aula durante o curso. 

Speakers, o TCC não é um simples trabalho, não é verdade? Logo, temos que cuidar da nossa imagem, nos preparando para essa apresentação tão importante em nossa vida acadêmica.  

- Vista-se de forma adequada: não é preciso ir super formal, mas opte por roupas mais discretas, que te deixem à vontade. 

- Esteja atento à sua postura: manter a coluna reta indica segurança e ajuda a controlar o nervosismo e a timidez. Por falar nisso, não deixe de conferir algumas dicas para se livrar da timidez na hora de se apresentar, ok? 

- Saiba usar a sua voz: não fale muito alto, nem muito baixo. Encontre um volume confortável e faça pausas!  

Seguindo essas dicas, Speakers, a sua apresentação de TCC será um grande sucesso! Se você acha que precisa de uma orientação mais direta na hora de se preparar para a banca, conheça alguns de nossos cursos de oratória. Caso tenha dúvidas sobre isso, confira o texto “Descubra se você precisa de um curso de oratória” no nosso blog!

Fonte: www.thespeaker.com.br 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade