0

Como vencer, desde o início, a resistência dos ouvintes?

Não são raras as vezes em que haverá pessoas resistentes às nossas ideias e argumentos. Saiba como lidar com a resistência.

15 jul 2019
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Oi, Speaker! Tudo bem?

Se você chegou até aqui, é porque se interessa por comunicação e oratória e, possivelmente, quer encontrar estratégias para aprimorar suas apresentações em público e outras situações de exposição de fala, correto?

Bem, me responda algo, com honestidade: se esta publicação começar a fugir do tema ou não tiver a qualidade que você esperava, você continuará lendo ou mudará de aba? Provavelmente sim, não é?

Nas apresentações em público, acontece algo similar. O público está aí porque se interessa pelo assunto abordado, mas esse interesse não garante que o comunicador terá a atenção das pessoas. Ao contrário, reter a atenção do público é tarefa desse comunicador, que, por sua vez, precisa conhecer ferramentas para tornar a sua fala interessante e chamativa durante todo o tempo.

De modo similar, é imprescindível ter em mente que, não raras as vezes, haverá pessoas resistentes às nossas ideias e argumentos. Isso é absolutamente saudável. O que nos leva a ter que desenvolver outra habilidade: a de vencer essa resistência logo no princípio.

Você sente que precisa impulsionar suas apresentações para vencer a resistência desde o início da sua fala e, assim, ganhar a atenção das pessoas? Então confira algumas técnicas para isso. Boa leitura!

Foto: Shutterstock

Aberturas interessantes e chamativas: por que os primeiros minutos são tão importantes?

Os primeiros minutos da apresentação são fundamentais para ganhar ou perder a atenção do público. E, por isso mesmo, a atitude do comunicador, bem como as decisões que tomar para iniciar a sua fala, são determinantes.

Para entender por que isso é assim, pense em como você age quando conhece alguém. Instintivamente, você tira suas primeiras conclusões sobre tal pessoa, avaliando, mecanicamente, seus gestos, expressões, seu modo de falar, suas roupas e seu comportamento. Certo?

O público faz exatamente o mesmo com o comunicador e, antes mesmo de comprovar se suas suposições são ou não verdadeiras, decide o quanto prestar atenção nos minutos seguintes.

Bem, vejamos, então, alguns cuidados e técnicas para vencer a resistência dos ouvintes e, mais que isso, conquistar a atenção do público logo de cara.

Comece falando sobre o público

Uma das maneiras de “quebrar o gelo” e começar bem uma apresentação oral (ou outros tipos de situação de exposição de fala) é focar no público e mostrar que você, comunicador, sabe com quem está falando, conhece suas necessidades e gostos.

Para que isso aconteça – e você possa falar do público sem cometer gafes – é indiscutível a necessidade de se informar sobre o perfil do seu público ou audiência antes da apresentação, reunindo ferramentas importantes para criar as melhores estratégias de comunicação.

Proponha uma discussão interessante

Se, por diversos motivos, você não se convencer por iniciar a sua fala focando no público, uma outra técnica altamente eficaz é propor, logo de cara, uma discussão interessante.

Para fazer isso, você pode mostrar uma opinião forte (de outros ou própria) e explicar por quais motivos concorda ou discorda desses argumentos. Vale destacar que, por “opinião forte”, não me refiro a nada que possa ser ofensivo ou preconceituoso, ok? Apenas algo que esteja relacionado ao tema central da sua fala e que possa atrair as pessoas do público por fugir dos padrões pré-estabelecidos, por exemplo.

Conte uma história

A estratégia de contar uma história vem sendo usada há bastante tempo por grandes marcas. Se você parar para pensar um pouco e relembrar as principais propagandas de marcas como Coca-Cola ou as Havaianas, com certeza se lembrará de histórias que essas empresas usam em seus comerciais para vender a sua marca.

Mas por que será que elas optam por contar uma história, incluindo enredo e personagens, ao invés de simplesmente dizer: “compre o meu produto”? Porque as pessoas se sensibilizam com histórias e prestam mais atenção a elas do que a dados ou call to action isolados!

Nas suas apresentações, comece a contar uma história logo no começo. Essa estratégia é super indicada para vencer a resistência e reter a atenção da audiência. Utilize e comprove a eficácia dessa técnica!

Transmita uma boa imagem pessoal

Quando eu perguntei, no começo desta nossa conversa, sobre suas reações ao conhecer alguém, incluímos que, automaticamente, tendemos a fazer um rápido julgamento sobre gestos, expressões, roupa e forma de falar que essa pessoa tem, não é? Pois bem, tudo isso faz parte da imagem pessoal que transmitimos.

Nas apresentações ou situações de exposição de fala, como reuniões, os seus ouvintes avaliarão instantaneamente a sua imagem pessoal, portanto, é preciso garantir que ela seja boa. Como? Vestindo-se de forma coerente ao contexto, mantendo uma boa postura e contato visual com os demais, utilizando gestos de maneira consciente e encontrando tom, volume e ritmo de fala confortáveis para você e os demais!

Vencer a resistência do ouvinte logo no início tem TUDO a ver com ser um bom comunicador. Precisa aprimorar a forma como se comunica? Entre em contato com a The Speaker!

 

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/apresentacao-publico-hostil/

 

Veja também:

BC corta Selic para 3% ao ano
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade