PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Como um treinamento em oratória ajuda na vida pessoal?

Aprimorar as habilidades de oratória é uma forma de lidar melhor com nos relacionamentos, melhor expressando os sentimentos.

1 jul 2018 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários

Speakers! Como vocês estão?

Foto: Shutterstock

Se fizermos uma rápida busca pela internet, não é difícil encontrar situações que sirvam como exemplos para ilustrar a importância da oratória em nossa vida profissional. Do colégio aos cargos de chefia, saber se comunicar bem é uma ferramenta para ascender profissionalmente em todas as etapas.

Mas será que a oratória nos ajuda somente no que diz respeito à nossa vida profissional?

Nós vivemos em comunidade e, todo o tempo, nos comunicamos uns com os outros, virtualmente ou “face a face”. Sendo assim, aqueles que conseguem expressar suas ideias, desejos, inquietações e queixas de forma clara têm mais vantagens em relação aos demais?

No nosso texto de hoje, vamos falar sobre isso, mostrando em que momentos um treinamento em oratória pode ajudar também em nossa vida pessoal.

Nos encontros do dia a dia

Vocês já ouviram o termo “small talk”? É uma expressão que os americanos usam para fazer referência às conversas do dia a dia, algo parecido ao que alguns brasileiros definem como “conversas de elevador”.

Para muitas pessoas, essas conversas são vivenciadas como algo ruim, quase como uma incômoda obrigação social. No entanto, ao desenvolver a própria oratória, lidar com conversas cotidianas passa a ser muito mais fácil e proveitoso.

Ao aprimorar as habilidades de comunicação, os bate-papos de elevador possivelmente passarão a ter outro sentido e será mais fácil se comunicar com os outros, inclusive com quem não temos tanta convivência.

Por que isso acontece? Porque, nos treinamentos em oratória, aprende-se mais sobre comunicação, praticando alguns pilares essenciais, como, por exemplo, saber ouvir. Se passarmos a prestar atenção no outro, conseguimos nos conectar e tirar proveito até mesmo das conversas simples do nosso cotidiano.

Nas conversas difíceis

As temidas “conversas difíceis” já foram tema de alguns de nossos artigos aqui no blog. Esse é um assunto do qual sempre gosto de falar porque sei que lidar com as conversas delicadas passa a ser notavelmente mais simples quando se domina as técnicas de oratória e eu gostaria que todas as pessoas soubessem disso!

Quando falo sobre esse tipo de conversa, me refiro a certos momentos que possivelmente todos nós já vivemos alguma vez na vida: um pedido de aumento para o chefe, uma discussão com algum familiar ou amigo, a hora de expressar descontentamento sobre algo e muitos outros exemplos.

Nos treinamentos em oratória, parte importante do processo é treinar o raciocínio lógico, pensando em situações que envolvem exposição de fala. Essa habilidade – a de conseguir estruturar o raciocínio e, a partir disso, organizar a fala – faz com que as tais conversas difíceis deixem de ser tão complexas.

Muitos problemas na nossa vida pessoal (e profissional) poderiam ser evitados se as pessoas realmente conseguissem expressar tudo o que pensam e sentem. Algumas vezes, isso não é possível devido à dificuldade em organizar o próprio pensamento, o que, com um curso de oratória, passará a ser mais fácil.

Na web

Hoje em dia, as redes sociais fazem parte da vida de praticamente todas as pessoas. Me arrisco a dizer, inclusive, que existem dois círculos sociais atualmente: o “face a face” e o virtual.

Uma boa presença na web é muito importante em vários aspectos, tanto da vida pessoal como da vida profissional. Já se sabe que muitas empresas avaliam as redes sociais dos candidatos durante um processo seletivo. Da mesma forma, cresce o número de pessoas que utilizam aplicativos para conhecer novos parceiros amorosos e amigos.

A oratória, vinculada diretamente à “arte de falar bem”, também se faz presente na web e pode ser uma ferramenta importantíssima no meio virtual. Durante os treinamentos em oratória, aprende-se técnicas de fala e também de elementos ligados à linguagem não-verbal, como o uso da voz e a gesticulação. Para aqueles que querem ter canais no youtube, por exemplo, desenvolver essas habilidades é fundamental.

Aqueles que se limitam a fazer postagens na web através de textos (os famosos “textões”) ou que utilizam apps para conversar com outras pessoas também se beneficiam de treinamentos em oratória. Ao conseguirem elaborar melhor a sua fala (seja ela escrita ou oral), conseguem causar uma boa primeira impressão e, a longo prazo, transmitir confiança ao expressar suas ideias e opiniões.

Speakers, esses são apenas alguns dos muitos momentos em que um treinamento em oratória se faz útil na nossa vida pessoal. Existe um grande preconceito contra quem não consegue se expressar bem e isso interfere no nosso dia a dia e nas nossas relações pessoais.

Aprimorar as habilidades de oratória é, portanto, uma forma de lidar com isso, sendo capazes de transmitir tudo o que sentimos e pensamos de uma forma clara e precisa.

Até a próxima!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade