0

Como dominar o medo de falar em público?

Domine o medo de falar em público e faça apresentações profissionais, transmitindo sua mensagem com clareza e de forma atrativa.

16 out 2019
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Olá, Speaker!

Você já parou para pensar que sentir medo é um dos fatores que fez com seres humanos e animais sobrevivessem e evoluíssem?

É isso mesmo: o medo é uma forma de nossa mente e instinto dizerem para evitarmos determinado caminho ou tomarmos cuidado com algo, zelando, portanto, pela nossa segurança e bem-estar.

Em outras palavras e de forma bem resumida, podemos dizer que sempre que o nosso cérebro associa algo a um tipo de perigo ou desconforto, ele aciona o medo. É como se ele enviasse uma mensagem de “evite fazer isso”.

Se bem é verdade que o medo é um fator que nos permitiu evoluir e sobreviver, ele também pode ser o que nos paralisa. Pautar nossas decisões no medo que sentimos não é nada positivo, pelo contrário!

E o medo de falar em público? O medo de falar em público, na maioria das vezes, veio de uma experiência ruim, que fez com que nossa mente passasse a encarar situações de exposição de fala como momentos desconfortáveis, negativos.

A boa notícia é: alterar essas percepções é possível, superando, assim, o medo de falar em público. Como? É o que veremos neste artigo. Vamos lá?

Foto: Shutterstock

Romper com o padrão negativo

Um dos passos essenciais para perder o medo de falar em público é, justamente, alterando o padrão negativo que sua mente criou. O que isso quer dizer? Vou explicar contando a minha própria história.

Quando terminei a faculdade, tive que apresentar o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, naquele momento, eu ainda não tinha aprimorado as minhas habilidades de comunicação. No dia da banca, minha apresentação foi bem ruim, o que gerou em mim o começo desse padrão negativo.

Sempre que eu tinha uma nova apresentação, me lembrava do TCC e, imediatamente, começava a sentir medo de que a exposição oral saísse ruim novamente. Ou seja: é uma espécie de ciclo vicioso que vai aumentando o medo de falar em público em cada experiência ruim.

Para romper com esse padrão, é preciso trabalhar em você mesmo a forma como encara as apresentações em público (e outras situações de exposição de fala). Como? Acumulando experiências positivas, através da prática e do aprimoramento constantes de suas habilidades.

Aprimore as suas habilidades de comunicação

Você se lembra da primeira vez que tentou dirigir um carro? Para fazer isso, provavelmente recebeu as instruções do seu professor na autoescola ou de alguém próximo que pôde ensinar como usar os pedais, a embreagem e etc, certo?

Seria possível dirigir um veículo pela primeira vez sem ter tido as informações necessárias para isso? Até seria, mas você acumularia erros e é bastante provável que sentisse medo.

Falar em público é uma competência, assim como é dirigir um carro. Desse modo, como você espera subir em um palco e falar para as pessoas sem receber orientações e sem praticar com antecedência?

O medo de falar em público é sinônimo de despreparo, de não ter tido acesso a um conhecimento que, de fato, poderia trazer ferramentas para encarar melhor as situações de exposição de fala. Assim sendo, aprimorar as suas habilidades de comunicação, aprendendo a aplicar as técnicas de oratória, é uma forma de dominar o seu medo de falar em público.

Afinal, ao sentir que você tem o conhecimento necessário, sua autoconfiança estará melhor, o que impactará nos medos, ansiedades e receios que possa sentir.

Pratique constantemente

A prática constante é o melhor caminho para dominar o medo de falar em público. Se você sente esse medo e já começou a se informar melhor sobre técnicas que possam ajudá-lo, é o momento de praticar.

Comece treinando apresentações/discursos para você mesmo. Grave esse material e, ao assistir a ele, procure identificar o que pode melhorar. Com o tempo, faça pequenas apresentações para seus amigos ou familiares, aumentando, gradualmente, o seu público até se sentir preparado e seguro para estar diante de plateias maiores.

Falar bem em público não é um dom e é justamente essa característica – a de ser uma habilidade, uma competência – é que possibilita perder o medo!

 

Conheça opções de treinamentos em oratória e conte com o auxílio de profissionais capazes de ajudá-lo a driblar o nervosismo e falar em público de forma cada vez mais natural e melhor!

 

 

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/falar-publico-treinamento-oratoria/

Veja também:

The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade