Taesa espera definição sobre regras para renovação de concessões nos próximos meses, diz CEO
SÃO PAULO (Reuters) -O diretor-presidente da Taesa, Rinaldo Pecchio Jr, disse nesta quarta-feira que está otimista em relação às discussões com o governo federal sobre vencimento de concessões de transmissão de energia, e afirmou que espera uma definição sobre as regras nos próximos meses.
Em teleconferência sobe os resultados trimestrais da companhia, o executivo explicou que a Taesa está realizando estudos técnicos para dialogar com o Ministério de Minas e Energia e a agência reguladora Aneel, mostrando a necessidade de uma definição baseada em "fatos e análises econômico-financeiras, sobre modicidade tarifária, e que também leve em conta aspectos da operação".
"Acho que devemos ter definições nos próximos meses... 2027 é uma data-chave para declarar a nossa intenção, o interesse de manter a concessão. Em 2027 com certeza isso tem que estar definido para a gente conseguir fazer a manifestação, mas eu sou otimista", disse o CEO da Taesa.
Há uma série de concessões de transmissão de energia com vencimento previsto a partir de 2030, e ainda não há definição por parte do governo sobre qual será o futuro desses ativos, se serão relicitados ou terão seus contratos renovados com os operadores atuais.