PUBLICIDADE

Spotify é notificado nos EUA por violar direitos autorais

22 mai 2024 - 17h36
Compartilhar
Exibir comentários

A Associação Nacional de Publicadores Musicais (NPMA em inglês) enviou uma carta de cessão e desistência ao Spotify, alegando que a empresa de streaming da Suécia não tem a devida licença para veicular seu conteúdo.

"[O Spotify] está engajado na violação direta [de direitos autorais] ao hospedar trabalhos musicais não licenciados em suas letras, vídeos e podcasts", afirma a carta.

Foto: Divulgação / The Music Journal

Vale lembrar que uma carta de cessão e desistência está mais para um aviso de "intenção de processar" caso uma atividade considerada irregular não seja imediatamente paralisada.

De acordo com a Billboard, o Spotify deve pagar cerca de US$ 150 milhões (R$ 769,47 milhões) a menos em direitos autorais do que entidades que gerenciam o assuntos esperavam. Segundo elas, o Spotify incluiu audiolivros em todos os seus planos pagos, então todo o conteúdo da plataforma passou a ser considerado um "pacote". Essa classificação garante um desconto no pagamento de royalties, já que livros e músicas, quando adquiridos individualmente, têm taxas diferentes entre si.

Vale ressaltar que a carta da NPMA é assinada pela vice-presidente da entidade, Danielle Aguirre e não cita nenhum "trabalho" em específico.

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade