PUBLICIDADE

Mitos e verdades sobre a gestão financeira de sua PME

Especialista explica alguns dos mitos mais comuns envolvendo a gestão financeira corporativa

26 jul 2023 - 09h24
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Todo empreendedor sabe que a gestão financeira de uma empresa é uma peça essencial para a sobrevivência de um negócio, principalmente quando estamos falando sobre pequenas e médias empresas. Isso porque para a maioria das PMEs (pequenas e médias empresas), a gestão financeira representa um grande desafio que pode ditar sua sobrevivência ou morte.

É o que mostra os dados do Sebrae ao revelar que a taxa de mortalidade das PMEs brasileiras ainda é alta quando considerado os primeiros 5 anos de vida dessas empresas. Pensando na dificuldade que muitos pequenos empresários enfrentam com a gestão financeira de seus negócios, Thiago Campaz, CEO do VExpenses, plataforma especializada na gestão de despesas corporativas, compartilhou alguns dos mitos mais comuns envolvendo a gestão financeira corporativa que podem afetar a gestão da sua pequena empresa. 

  • • Softwares e plataformas digitais de gestão são só para grandes empresas

Mito. "Hoje existem uma série de plataformas presentes no mercado que são focadas nas dores das PMEs e ajudam a tornar o processo mais prático e otimizado, permitindo que gestores fiquem focados em atividades mais estratégicas, deixando o operacional de lado. E o melhor, não exigem grandes investimentos financeiros, se encaixando na realidade de qualquer PME"” diz Thiago.

  • • Ter processos atualizados ajuda a manter a equipe mais motivada

Verdade. "Manter processos obsoletos, sem qualquer atualização operacional ou tecnológica, acaba desperdiçando o potencial dos colaboradores com tarefas excessivamente manuais. O que mina a confiança e motivação dos funcionários no trabalho. A partir do momento em que uma empresa passa a ter processos mais eficientes, ela também aumenta a motivação e eficiência dos colaboradores, além de ganhar ainda mais o respeito dos seus funcionários." 

  • • Fazer gestão de dados e informação torna a tomada de decisões mais assertiva

Verdade. "Conforme comentamos anteriormente, a partir do momento em que uma empresa está com o operacional em dia, ela consegue focar mais em estratégias que podem fazer a diferença para o seu negócio. Além disso, ao possuir uma boa gestão da informação, os dados certos podem ajudar as organizações a mudar sua decisão ou tomar essa mesma decisão mais rapidamente".

  • • Se eu contratar um software de gestão financeira não vou mais precisar fazer planejamento

Mito. "E possivelmente um dos grandes motivos porque algumas empresas não se adaptam às novas soluções de gestão e passam a acreditar que a tecnologia não é para elas. Sem dúvidas, a chave para uma boa gestão financeira está no planejamento. Afinal, é por meio dele que uma empresa consegue se preparar para qualquer cenário do mercado. O software é apenas a ferramenta que te ajudará a ter um processo mais otimizado e menos manual, trazendo mais eficiência e inteligência para o seu planejamento. No entanto, as definições do processo e a decisão do que fazer com os dados fornecidos pelas soluções ainda é sua, e dependem do seu planejamento", explica Thiago.

  • • A gestão financeira eficiente aumenta as chances de crescimento do negócio

Verdade. "Não é segredo que, a partir do momento em que uma empresa aposta na gestão financeira, ela também está dando o primeiro passo para ampliar sua inteligência competitiva. Hoje em dia, dados e informação são ouro e, independente do tamanho da sua empresa, se você os tem, você tem tudo o que é necessário para ter sucesso no seu negócio!", finaliza Thiago.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade