Ela achou o segredo para se destacar no mercado de salões de beleza
Ingrid Desirée avança na expansão para o mercado internacional
Ingrid Desirée, cabeleireira especialista em mega hair, criou uma técnica inovadora chamada "Invisible Plus" e expandiu seu salão, A Rainha do Mega Hair, para o mercado internacional, destacando-se como referência no setor.
Uma queda acentuada de cabelo causada por um método de clareamento caseiro foi decisiva para a cabeleireira Ingrid Desirée ingressar no universo da extensão capilar. Insatisfeita com os resultados proporcionados pelas técnicas usuais na época, resolveu se especializar. A experiência adquirida ao longo do tempo a levou a abrir seu próprio negócio. Desde 2020, a megarrista comanda o salão A Rainha do Mega Hair, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O endereço, que se tornou referência das misses e celebridades que querem ter um cabelão impecável, espera fechar 2025 com crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
A habilidade de trabalhar com os cabelos foi percebida pela família ainda na infância, quando brincava com bonecas da coleção da avó. Aos 15 anos, ingressou no curso básico de cabeleireiros no Senac, presente que ganhou das tias. E logo começou a trabalhar numa grande rede de salões como auxiliar, passando posteriormente a fazer parte do time de cabeleireiros, onde atuou por quase duas décadas.
Investir constantemente na especialização, pesquisando técnicas mais inovadoras, foi um dos segredos de sucesso de Desirée. O domínio das técnicas fez com que fosse eleita a melhor Mega Hair do Brasil em 2019, pela CICESP (Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo) e Sindicato Pro Beleza. No ano passado, foi convidada pela Justiça de São Paulo para atuar como perita judicial em casos de danos físicos causados por aplicação incorreta.
Para construir a sua carreira, a megarrista fez cursos de especialização em visagismo, penteado e técnicas de mega hair em renomados institutos de beleza da Europa. Na França, frequentou Claude Juillard, Dessange Hair Academy, na L’Oréal Paris, fez aulas com Jean Louis David, Franck Provost, Alexandre de Paris e L’Oréal. Esteve na Inglaterra para se aperfeiçoar com Toni & Guy e Vidal Sassoon. E na Itália, estudou no Eurosocap e Great Lengths. Sempre em busca de aperfeiçoamento, passou pelo curso de capacitação na Hotheads, nos Estados Unidos, e na Mermaid Hair Brasil, conhecida pela técnica de extensão capilar com cabelos naturais brasileiros, de diversas regiões do país.
E foi aproveitando o título que lhe foi conferido que Desirée inaugurou, em meio à pandemia, o salão A Rainha do Mega Hair, que tem a extensão capilar como business core. No segundo ano de atividade, registrou um crescimento de 50% na receita média mensal em relação ao ano anterior. Em 2023, teve o faturamento praticamente dobrado.
Para incrementar os negócios, a megarrista investiu em uma linha própria de cuidados capilares para manutenção do mega hair, composta por xampu, condicionador, máscara capilar, máscara matizadora e protetor térmico. Com a experiência, Desirée também passou a ministrar cursos de capacitação em diferentes técnicas de mega hair em seu salão e também em outras cidades brasileiras.
A busca pelo aperfeiçoamento dos serviços também levou a megarrista a desenvolver uma técnica exclusiva e mais avançada de extensão capilar. Batizado de Invisible Plus, o método criado por Desirée é confeccionado com cabelo natural do sul do Brasil, material bem mais leve, e proporciona um resultado mais natural, sem deixar marcas visíveis.
“A pessoa nem sente que está usando. E por não tencionar os fios, não agride o couro cabeludo, por isso tem sido recomendado inclusive por dermatologistas”, explica.
A aplicação mais rápida, que pode ser feita em menos de uma hora, e o melhor custo-benefício são outros diferenciais do Invisible Plus. “Estamos levando esta técnica aos salões de beleza dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Moçambique e Coreia do Sul”, afirma Desirée.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.