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Do sonho à realidade: um guia completo para impulsionar seu negócio no mundo digital

O Terra Meu Negócio oferece serviços que contemplam todas as fases da digitalização de um empreendimento

27 set 2024 - 11h45
(atualizado às 11h52)
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O Terra Meu Negócio oferece serviços que contemplam todas as fases da digitalização de um empreendimento
O Terra Meu Negócio oferece serviços que contemplam todas as fases da digitalização de um empreendimento
Foto: GettyImages

Se fazer presente no digital é imprescindível para que um projeto saia na frente da concorrência. Quando um negócio sai do papel, há uma gama de serviços que se tornam essenciais, e nem sempre o empreendedor se dá conta da importância deles. 

 É o que explica a especialista em comunicação estratégica Tatiana Fanti. Segundo ela, com barreiras geográficas cada vez menores, a internet se tornou a representação digital das empresas. 

“O que antes era um cartão de visitas, hoje é o seu universo de marca se apresentando ao mundo. Quem não investe em presença digital hoje em dia está muitos passos atrás da concorrência”, afirma. “Vale dizer que é preciso investir com estratégia e se apoderar do ambiente digital como a sua marca na internet. Tenha o mesmo cuidado que teria se lançasse uma nova loja ou um novo escritório”.

1. Começando do básico: hospedagem, domínio e e-mail

É importante pensar o negócio como começo, meio e fim, desde sua concepção digital até sua divulgação. É o que explica o gerente de produtos Terra, Caio Amaral, à frente da solução Terra Meu Negócio.

O primeiro passo é definir onde esse empreendimento ficará hospedado; encontrar um plano seguro para servir de hospedagem, ou seja, para publicar seu site e criar seu banco de dados. “Existir na internet sem um site para chamar de seu é como não existir”, afirma Fanti. Uma boa hospedagem deve ser simples de usar, e não dificultar a vida de quem já tem tempo escasso.  

Hospedagem definida, explica Caio, o passo seguinte é criar um domínio particular – isso significa colocar o nome que você quiser na URL do site. “Um empreendimento cujo site tem domínio próprio passa mais credibilidade”, ele afirma. 

O mesmo vale para o e-mail corporativo a ser criado para o negócio em questão. Tanto clientes como prestadores de serviço que entrarem em contato com a empresa vão levá-la muito mais a sério ao se depararem com um e-mail que não seja genérico. 

“Parecem detalhes, mas no fim são escolhas muito importantes para quem quer profissionalizar o empreendimento e torná-lo mais atrativo a potenciais clientes”, diz Caio Amaral.

O Terra oferece serviços que contemplam todas essas necessidades, disponíveis na plataforma Terra Meu Negócio. As ferramentas apresentadas nessas três primeiras etapas podem ser adquiridas por menos de R$ 80 por mês. 

2. Gerenciando e divulgando o novo negócio

O empreendimento novo agora tem uma casa para chamar de sua: hospedado, com nome próprio e e-mail corporativo à altura, é hora de pensar nos próximos passos: gerenciar e divulgar. Esse projeto precisa lidar com burocracias referentes à contabilidade, como emissão de notas fiscais. Encontrar um contador de confiança não é tarefa simples, ainda mais para lidar com dados tão sigilosos como a área financeira de um empreendimento. 

“É imprescindível que a parte contábil esteja formalizada e sem nenhuma dívida à Receita Federal”, explica Caio Amaral. “Adquirir um serviço de contabilidade on-line é uma forma de otimizar a gestão do negócio fiscal tributário, e pode ser muito mais eficaz do que contratar uma empresa para isso. Esse tipo de serviço oferece um contador, disponível para aquele empreendedor, e automatiza todo o processo financeiro assim que houver a formalização do CNPJ”, diz.

“No caso do serviço oferecido pelo Terra, o Terra Contabilidade Online, há uma equipe de suporte disponível para auxiliar em qualquer problema que, eventualmente, aparecer. Quando o empresário cria um negócio, ele precisa focar no que realmente importa, e não perder tempo. Então, nada mais eficaz do que automatizar as ferramentas.”

Com a parte contábil resolvida, começa a divulgação. O empreendedor precisa criar redes sociais para divulgar o empreendimento, e pensar em outros meios de fazê-lo chegar à boca do povo. Instagram e TikTok são hoje as principais mídias digitais utilizadas para divulgação de produtos. Ainda assim, o Facebook também tem seu público, e não pode ser deixado de lado.

“De novo, a gente volta na questão de otimizar o tempo: esse dono de empresa tem de se preocupar com o que realmente importa, e não com burocracias. Deste modo, um aplicativo de gestão de redes sociais é uma excelente oportunidade de automatizar o processo de divulgação nas mídias e economizar tempo”, diz.

Com esse tipo de serviço, dá para agendar posts, dispará-los em redes diferentes ao mesmo tempo, verificar as métricas daquela publicação e analisar o engajamento. “Fazer tudo isso sem um aplicativo de gestão de redes toma muito tempo, e requer diferentes softwares. No Terra Gestão de Redes, encontra-se tudo em um só lugar.”, afirma Caio Amaral.

Além da divulgação nas mídias digitais, é possível anunciar em sites de notícia. No Terra, os anúncios partem de R$ 16,90 por mês.

3. Digitalizando os processos

Se seu empreendimento envolve vendas, sejam elas de produtos ou de serviços, é importante que seu site tenha uma loja virtual, onde os potenciais clientes consigam encontrar e adquiri-los sem grandes dificuldades. 

Um construtor de loja virtual é uma ferramenta que torna o processo de criação dessa loja fácil e dinâmico. Com um modelo de loja pré-pronto, o empresário escolhe as cores de sua marca, adiciona seus produtos e determina a forma como os consumidores vão poder fazer o pagamento.

“O construtor de loja do Terra tem inclusive uma inteligência artificial que faz algumas perguntas ao usuário antes de sugerir as formatações. A loja vem pré-pronta, é só dar a cara da sua marca e, em um clique, ela vai para o ar”, conta o gerente de produtos do Terra.

“Ainda no foco da automatização, é impossível pensar num negócio digital sem pensar num ERP por trás. No caso do Terra, este ERP é um sistema de gestão de vendas que concentra em um só software tudo que qualquer vendedor precisa: qualifica o estoque, marca o fluxo financeiro e concentra em um só lugar toda a gestão das vendas daquela empreitada.”

O sistema de gestão de vendas é o passo seguinte para que a rotina seja menos burocrática. Com um sistema, todos os dados financeiros da loja ficam alocados em um só lugar.

“Algo que um vendedor levaria em torno de uma semana para fazer, se fizesse manualmente, o ERP faz em segundos.” - Caio Amaral, gerente de produtos do Terra.

4. Suporte e segurança

Por fim, um serviço de suporte para que nenhum imprevisto prejudique suas vendas é mais que essencial. É ter um seguro 24h para resolver incidentes, configurar novos programas e até cuidar de eventualidades com conexão. 

Além disso, explica Caio Amaral, todos os dados do negócio devem ser protegidos. Por isso, investir em um sistema de segurança digital é a peça-chave para fechar o processo.

Essa parte de segurança oferece proteção contra vírus, cuida para que não haja nenhum tipo de vazamento de dados e também protege o e-mail corporativo. Tudo pode estar interligado e automatizado, e o Terra Meu Negócio oferece todas essas ferramentas, fechando um ciclo de serviços que todo empresário precisa para impulsionar seu negócio o tempo todo.

Fonte: Terra Content Solutions
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